domingo, 14 de junho de 2015

Concurso Concelhio de Leitura 2015 - Relato e impressões da vencedora




Eu, Mafalda Gaspar Costa, aluna do 4ºano B e os meus colegas do Centro Escolar de Santa Teresa participámos no Concurso Concelhio de Leitura 2015.

Para a primeira fase do referido concurso que se realizou no passado mês de fevereiro, lemos e analisámos, na sala de aula, os livros "O Senhor do Senhor Nariz", de Álvaro Magalhães e o "O Rouxinol", de Hans Christian Andersen. A nível de escola, eu fiquei apurada para a segunda fase deste concurso.

No dia 13 de Abril, participei na segunda fase do Concurso Concelhio de Leitura, que se realizou na Câmara Municipal de Ourém.

Nas duas semanas que antecederam a fase final do concurso, eu li com muita atenção os dois livros: "Missão Impossível", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e o "Céu das Mães", de Paulo Kellerman.

Todos os dias, antes de adormecer, lia um bocadinho de um dos livros. Aos fins de semana, como tinha mais tempo, lia mais um pouco e o meu entusiasmo era cada vez maior, para descobrir o final dos contos.

Aos poucos, consegui ler os dois livros, com os meus pais a ajudarem-me, a entender as partes mais complicadas e confusas. Gostei muito de ambos, mas o que mais gostei foi a "Missão Impossível", porque gosto muito de aventuras.

No concurso, fui respondendo a todas as perguntas e acabei por vencer o primeiro lugar.

Quando só faltavam duas pessoas para anunciar o vencedor, eu fiquei nervosa, porque pensei que poderia ganhar, mas não tinha a certeza. Quando soube que tinha ganho o primeiro lugar, fiquei felicíssima.

Quando cheguei à escola, mal os meus amigos e amigas souberam, começaram a cantar-me os parabéns e eu ri-me.

Gostei muito do concurso! Aprendi vocabulário novo, diverti-me imenso com as histórias e conheci o escritor Paulo Kellerman. Recebi prémios: um diploma, quatro livros de aventuras, um livro com fotos sobre Ourém, um lápis, uma caneta, um gorro e um chapéu. Quero continuar a participar em concursos, porque gosto muito de estudar e aprecio desafios.


Mafalda Gaspar Costa - 4º B - CE Stª Teresa