quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A Vila Medieval de Ourém

No dia dezassete de 2017, a turma do 3º A do Centro Escolar de Santa Teresa fez uma visita guiada à Vila Medieval de Ourém.
Visitamos a igreja Colegiada, a cripta onde está o túmulo de D. Afonso IV Conde de Ourém, a fonte gótica, o pelourinho, a antiga Câmara Municipal, a antiga prisão, os torreões, o castelo, a cisterna e o Terreiro de Santiago onde está a estátua de D. Nuno Álvares Pereira.
No início, conhecemos o nosso guia chamado Hélder. Ele explicava tudo muito bem!
Na Sé Colegiada conhecemos toda a história da igreja. Foi mandada construir por D. Afonso IV Conde de Ourém no século XV, foi destruída pelo terramoto de 1755 e mandada reconstruir pela rainha D. Maria I.
Na cripta, vimos o túmulo e ficamos a saber que nas invasões francesas foram danificados nos três brasões, tendo sido decapitados as águias. Também foram levados os quatro leões de bronze que se encontravam junto ao túmulo.
Seguimos para a fonte gótica que servia para dar água aos animais e lavar a roupa. Ainda lá existe uma argola de ferro para prender os animais enquanto bebiam água. O brasão também tem a cabeça da águia cortada.
No pelourinho construído em 1620, fazia-se justiça. A população ficava a conhecer os criminosos. Passamos pela antiga Câmara Municipal e vimos o exterior da antiga cadeia, que agora é um restaurante (Ucharia do Conde).
De seguida, subimos até ao castelo de Ourém e vimos os torreões, o labirinto, a cisterna de água e o castelo antigo com a torre de menagem, chamada torre D. Mécia.
Finalmente acabamos a visita no terreiro de Santiago onde vimos a estátua D. Nuno Álvares Pereira.
Gostamos muito desta visita e ficamos a conhecer melhor a história da nossa localidade.

3º A - Prof. Preciosa - CE Stª Teresa