terça-feira, 7 de novembro de 2017

Visita ao Parque Ambiental de Santa Margarida

No dia 24 de outubro realizámos uma visita de estudo ao Parque Ambiental de Santa Margarida. Observámos muitas coisas. Vimos a borboleta folha seca, uma borboleta que era azul por dentro e castanha por fora (imperador). Vimos uma bananeira dentro do borboletário e rãs e peixes cor de laranja. Também vimos a borboleta mocho que consegue enganar os pássaros. Havia também uma borboleta com manchas amarelas para os pássaros serem enganados a pensar que era venenosa. A senhora que nos fez a visita guiada também disse que havia lagartas que se disfarçavam para se protegerem. Vimos ovinhos nas folhas verdes, casulos e ficámos a saber que quando as borboletas saem do casulo têm de esperar para as asas secarem e depois é que voam.
Também vimos peixes no lago, uns com bigodes e outros que se chamam carpas. Vimos tocas de coelhos e montes de terra feitos pelas toupeiras que andam debaixo da terra nos túneis que elas fazem. À noite há cães que tentam apanhar os coelhos bravos que estão escondidos nas tocas.
Também cheirámos muitas plantas: alecrim, funcho, tomilho e murta.
Fizemos o jogo do silêncio para ouvir os sons da natureza, com o Sr. Tiago. Ouvimos a água a mexer-se, os peixes a saltar, as folhas ao vento, os passarinhos e os patos.
Vimos uma ave grande que voou quando os amigos grandes se aproximaram. Era uma garça. Era branca e cinzenta com um bico afiado e as patas eram altas.
Vimos patos a nadar no lago. Os castanhos eram as patas e os que tinham a cabeça com cores verdes e azuis eram os patos.

                (Registo do que disseram as crianças do grupo CMJIA)