sexta-feira, 20 de abril de 2018

V Feira de Trocas e Doações - Centro Escolar da Caridade

O Centro Escolar da Caridade, realizou no dia 23 de março a "V FEIRA DE TROCAS E DOAÇÕES", com o intuito de tornar os alunos mais solidários e menos consumistas.
Esta atividade enquadra-se no Projeto Educativo do Agrupamento: "Por uma Escola de Valores - Educar para a Cidadania", e tem como principal objetivo ajudar a construir os valores que nele vêm definidos e o alicerçam: o Respeito, a Tolerância, a Igualdade, a Justiça, a Ética, a Solidariedade e a Liberdade, sobre os quais assentam as boas práticas de cidadania, essenciais à formação integral de indivíduos responsáveis e ativos na sociedade.
Para a "V FEIRA DE TROCAS E DOAÇÕES" cada aluno participante entregou, no mínimo dois artigos e um ou mais bens alimentares não perecíveis.
Os artigos forma entregues no "BANCO DE RECOLHA" que procedeu a uma avaliação dos produtos e atribuiu um valor monetário, relativo, em "CARIDITOS" (moeda do Centro Escolar da Caridade e apenas válida na feira). Considerou-se para a troca os objetos de maior valor. Os artigos de menor valor e os bens alimentares foram considerados doação.
Os bens alimentares recolhidos serviram para fazer cabazes que serão entregues a uma instituição da comunidade.
Os alunos, através de uma abordagem transversal a todas as áreas curriculares, aprenderam sobre o consumo consciente e a solidariedade.
Uma vez mais, a atividade ultrapassou todas as expetativas e os alunos perceberam o verdadeiro espírito de partilha participando na feira de forma entusiasta e solidária.
                                   
A Docente de Educação Especial
      Maria Zita Nascimento Moreira