quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A unidade e a diversidade da Europa

No passado dia 10 de dezembro, o Clube Europeu da Conde de Ourém organizou um mercadinho de Natal, com o objetivo de reforçar a consciência europeia e a compreensão do pluralismo europeu.
Nas semanas anteriores, começámos por pesquisar as tradições e receitas gastronómicas natalícias de países da União Europeia. Depois de uma seleção cuidada, os países e receitas escolhidos foram: zimtsterne (estrelas de canela) da Alemanha; babecziki da Polónia; bolo de beterraba e covrigi da Roménia; qaghak tal-ghasel de Malta; piparkoogid (bolachas de gengibre) da Estónia. Depois disto, produzimos os materiais para o mercadinho e confecionámos os doces, alguns na escola com a colaboração do Cozinh`ARTE e outros em casa. Seguiu-se a montagem, dinamização e mostra à comunidade escolar.
Conseguimos promover o respeito e admiração pela multiculturalidade gastronómica das sociedades europeias atuais, assim como o conhecimento do património cultural da Europa, num clima de boa disposição e convivência na comunidade da nossa escola.
 O Clube Europeu