sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Centro Escolar da Caridade - Feira de Trocas e Doações

O Centro Escolar da Caridade foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, com o selo Escola Amiga da Criança através do projeto "Feira de Trocas e Doações".
"MAIS SOLIDARIEDADE E MENOS CONSUMISMO" é o mote desta feira onde todos os alunos têm oportunidade de trocar artigos e doar outros.
Os objetivos desta atividade enquadram-se no Projeto Educativo do Agrupamento: "Eu sou o que sou devido à Escola que ajudo a construir!" e destacam-se, como valores, a Solidariedade, a Partilha, o Respeito pelo outro, a Tolerância, a Igualdade, a Ética e a Liberdade, sobre os quais assentam as boas práticas de cidadania, essenciais à formação integral de indivíduos responsáveis e ativos na sociedade.
Nesta feira, cada aluno participante entrega, no mínimo, dois artigos e, no máximo, três, em bom estado de conservação, e um ou mais bens alimentares não perecíveis.
Os artigos são entregues num "BANCO DE RECOLHA" que procede a uma avaliação dos produtos e atribui um valor monetário, relativo, em "Cariditos" (moeda do Centro Escolar da Caridade e apenas válida na feira).
Os bens alimentares recolhidos servem para fazer cabazes que são entregues a famílias carenciadas e/ou a instituições da comunidade.
Os alunos, através de uma abordagem transversal a todas as áreas, aprendem sobre consumo consciente e solidariedade e percebem o verdadeiro espírito de partilha.

A Docente de Educação Especial
      Maria Zita Nascimento Moreira