quarta-feira, 8 de abril de 2020

Cientistas por um dia


Os alunos do 1º e 2º ano realizaram experiências com dois professores /cientistas do IPT. Explicaram-nos que na ciência tudo tem uma explicação e que a magia não existe.
A sala por uma manhã transformou –se num laboratório em que as crianças não foram apenas observadores mas também agentes ativos.
As experiências realizadas foram:
- Arco Íris das cores - Um arco íris de soluções que simulam as cores das folhas de outono conforme o líquido fosse mais ácido ou básico, reagindo com pigmentos.
- O ovo flutua /não flutua - Com a flutuação, do ovo com água e sal provando que o sal torna a água mais pesada e faz o ovo flutuar.
- A escrita invisível – Esta experiência serve para mandar mensagens secretas. Numa folha escrevemos/desenhamos a mensagem com uma vela. Nada se vê mas com uma solução betadine + água, que ao borrifar a mensagem antes escrita, esta aparece.
Esta experiência deixou todas as crianças de boca aberta de admiração.
- Sopro mágico –A experiência foi realizada com a ajuda de bicarbonato de sódio e vinagre. Enchemos um balão sem soprar, com uma reação química natural.
Foi uma atividade muito interessante em que todas as crianças foram pequenos cientistas, que experimentaram, observaram, equacionaram e por fim tiraram conclusões.
EB1 Atouguia (1º e 2º ano)