quarta-feira, 8 de abril de 2020

Programa Cientificamente Provável - Turma do 3º e 4º ano



No dia 10 de março na nossa escola, recebemos dois cientistas /professores do Instituto politécnico de Tomar, para realização de experiências relacionadas com o mundo que nos rodeia.
Na realização das experiências conhecemos e aprendemos muitos termos novos e utensílios usados nos laboratórios: reagente, reacção, ácido carbónico, pipetas, tubos de ensaio e outros.
A nossa sala por uma manhã transformou-se num laboratório.
No laboratório, uma reação química é a transformação da matéria, través da utilização de reagentes, substancias que reagem umas com aas outras e dão origem a outras que são produtos de reação.
- Determinar a quantidade de açúcar nos alimentos - Com um "refractómetro" medimos a quantidade de açúcar nas bebidas que bebemos. Provamos que algumas bebidas tem muito açúcar e que não são saudáveis ,não devemos de as beber regularmente.
Após algumas hipóteses, concluímos pela observação que a água pura não tem açúcar.
- O amido que os alimentos têm – Ao aplicar betadine nos alimentos observamos a reação e a mudança de cor. Vários alimentos da roda dos alimentos foram testados: cereais e derivados farinha, massa, bolachas, sal. O único alimento que não tem amido é o sal porque não reagiu com o betadine.
- Sopro mágico – Com esta atividade relembramos alguma matéria sobre o aparelho respiratório e suas funções assim como questões sobre o ambiente e suas transformações.
Enchemos um balão sem soprar, com uma reação química natural(bicarbonato de sódio e vinagre).

Foi sem dúvida uma manhã em que todos tivemos a oportunidade de ver, conhecer, aprender e experimentar.

EB1 Atouguia(3º e 4ºano)