Ajude a
escola a ganhar pontos na reciclagem, entregando pilhas e equipamentos
elétricos e eletrónicos usados/avariados até ao dia 30 de junho. Desta forma
contribuirá para a aquisição de materiais novos para a escola. Obrigada!
Rabiscos OnLine
Notícias "Rabiscos on-line" Jornal Escolar AECO
terça-feira, 23 de junho de 2026
Entrega de Pilhas e Equipamentos Elétricos e Eletrónicos na Escola
sexta-feira, 19 de junho de 2026
A nossa aventura...
Quatro alunas do 5.º A participaram no concurso «Uma Aventura… Literária 2026», numa iniciativa promovida pelo Clube da Rádio e pelo Clube dos Amigos da Biblioteca.
"Gostámos muito desta experiência. Achámos muito divertido participar
e estar a competir com outras crianças.
Os livros que escolhemos foram “Uma
aventura na Biblioteca” e “Uma aventura na Serra da Estrela”. A razão de termos
escolhido estes livros foi porque os achámos muito interessantes e porque nos
interessaram mais. Formámos dois pares: o meu par foi a Juliana, enquanto a Mia
fez par com a Sara. No início estávamos um pouco ansiosas, mas no final correu
tudo bem.
Esta experiência foi muito divertida e
esperamos para o próximo ano poder participar outra vez."
Carolina Marques, Juliana Henriques, Mia Reis e Sara Fernandes
segunda-feira, 15 de junho de 2026
Finalistas do CCA4B em aventura na Quinta dos Ganados
Ao longo desta experiência, participaram em diversas atividades ao ar livre, desfrutando de um contacto mais próximo com a natureza e explorando um ambiente diferente daquele em que vivem diariamente na escola. Este contexto proporcionou novas aprendizagens, desafios e momentos de descoberta.
Foram também dias especiais de convivência entre alunos e professoras, fortalecendo relações, promovendo a entreajuda e reforçando o espírito de grupo. Entre risos, brincadeiras e muitas aventuras, criaram-se memórias que ficarão para sempre guardadas no coração de todos.
“Dois dias passaram depressa, mas as memórias construídas acompanharão os nossos finalistas por muitos e bons anos.”
"Toca Aí Uma Música!" Encerra Este Ano Letivo
Chegou ao fim, neste ano letivo, a rubrica "Toca Aí Uma Música", uma iniciativa que animou os intervalos da escola através dos pedidos musicais dos alunos.
Durante o período em que decorreu a atividade, foram muitos os participantes que deixaram as suas sugestões na Caixa "Rádio Conde", exposta na Biblioteca Escolar, contribuindo para momentos de animação e partilha através da música.
O sucesso da iniciativa ficou também marcado pela originalidade da Caixa Rádio Conde, criada pela Prof.ª Margareth Nogueira, a quem dirijo um agradecimento especial pela criatividade e dedicação demonstradas neste projeto.
A todos os alunos que participaram e ajudaram a dar vida a esta rubrica, o meu sincero agradecimento.
Prof. Sílvia Fernandes
sábado, 13 de junho de 2026
Visita de Estudo ao Zoo
No dia 2 de junho, realizou-se uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa com os alunos dos 8.º anos da Escola Básica 2,3 D. Afonso IV, Conde de Ourém. Esta visita de estudo enquadrou-se nas disciplinas de Ciências Naturais e Educação Física. Após a chegada ao Jardim Zoológico de Lisboa, assistimos a um espetáculo na Baía dos Golfinhos, onde tivemos a oportunidade de observar de perto o comportamento destes animais e aprender algumas curiosidades sobre as suas características e adaptações ao meio aquático. Participamos numa visita guiada, cada turma foi acompanhada por um guia diferente, o que permitiu a observação de diferentes animais e a aprendizagem de informações específicas sobre cada espécie. Ficámos a conhecer melhor os seus hábitos de vida, alimentação, formas de adaptação ao ambiente e os desafios que muitas delas enfrentam para sobreviver na natureza. Tivemos ainda a oportunidade de andar de teleférico, o que nos proporcionou uma vista diferente do jardim zoológico e dos seus vários espaços. Esta experiência permitiu-nos observar alguns animais de uma perspetiva diferente e apreciar melhor a organização dos seus habitats. No final da visita, regressámos à escola com novos conhecimentos sobre os ecossistemas, a biodiversidade e as adaptações dos seres vivos. Foi uma experiência educativa e divertida, que contribuiu para aumentar a nossa consciência sobre a importância da proteção da natureza e da preservação das espécies.
Matilde Costa e Maria Gomes 8.º C
sexta-feira, 12 de junho de 2026
Visita de Estudo ao Castelo de Almourol e ao Centro de Interpretação Templária
No dia 7 de maio, os alunos do 5.º ano seguiram as pisadas dos Templários, a partir do Centro de Interpretação Templária, em Vila Nova da Barquinha, até ao castelo de Almourol, símbolo da reconquista cristã em 1129 (no reinado de D. Afonso Henriques), que foi reedificado em 1179 pelo mestre templário Gualdim Pais como fortaleza militar de vigilância, controlo e defesa da linha de navegação do Tejo e do território envolvente. O trajeto de Vila Nova da Barquinha até ao castelo foi feito de barco, permitindo apreciar não só a beleza natural do Tejo e das suas margens, mas também a alta torre de menagem e muralhas com torres circulares e um alambor, características de defesa deste castelo situado num pequeno ilhéu rochoso. Na hora do almoço também houve muitas e animadas conquistas de todas as estruturas de entretenimento e obras de arte do magnífico Barquinha Parque.
Esta visita realizou-se no âmbito do PEDIME, permitindo a articulação curricular de várias disciplinas.
Visita ao Parque Natureza do Agroal
No dia 9 de junho, 28 alunos dos clubes da Eco-escolas e da Ciência e alguns eco-delegados e colegas que colaboraram em atividades/projetos da Eco-escolas participaram numa visita guiada ao Parque Natureza do Agroal para conhecer a sua flora e fauna, bem como outras espécies existentes no jardim mediterrânico (muitas das quais com propriedades terapêuticas), que importa preservar em nome da biodiversidade e consequentemente da sobrevivência humana.
Depois de uma caminhada, os alunos foram conhecer a nascente do Agroal (a maior do rio Nabão) e experimentaram a água termal da praia fluvial do Agroal com um refrescante mergulho na sua piscina, usufruindo da maravilhosa paisagem natural que a rodeia, em harmonia, convívio e respeito por este local tão especial da região Sicó/Alvaiázere, classificada como “Sítio de Importância Comunitária” e área protegida da Rede Natura 2000.
Esta visita realizou-se com o apoio do PEDIME e do Museu Municipal de Ourém, na pessoa da geóloga Luísa Marques, que orientou o olhar e os passos dos alunos.
domingo, 7 de junho de 2026
6.º B EM MOVIMENTO: PEDDY-PAPER CONTRA O RACISMO E PELA SAÚDE!
A turma do 6.º B uniu a tecnologia, o desporto e os valores da igualdade numa atividade inesquecível! Os nossos alunos, no dia 1 de junho, participaram no Peddy-Paper "Estamos Contra o Racismo", aliando o compromisso social à promoção de um estilo de vida ativo.
Guiadas pela aplicação de orientação iOrienteering, as equipas exploraram o percurso e superaram 4 estações repletas de desafios e identificadas por QR Codes impressos a laser:
- Estação 1 | Educação Visual: Hora de vestir a camisola! O grupo registou o momento numa fotografia com as t-shirts personalizadas e pintadas na disciplina de EV.
- Estação 2 | TIC: Olhos postos na cidadania digital, com um questionário para identificar o racismo online e combater o preconceito nas redes.
- Estação 3 | Educação Física: Um quiz focado nos conteúdos da disciplina e na importância crucial do Fair Play e do respeito mútuo no desporto.
- Estação 4 | Expressão Corporal: Muita energia e ritmo com uma coreografia original para sensibilizar toda a comunidade contra a discriminação.
- Tecnologia e Matemática ao Serviço da Saúde! Para além da orientação, os alunos levaram consigo um aliado tecnológico: o Micro:bit! Programado para funcionar como podómetro, permitiu sensibilizar os alunos para a importância da atividade física diária. No final, as equipas usaram as suas competências matemáticas para calcular o total de passos dados pelas 5 equipas, 4178 passos, transformando o esforço físico em dados reais de superação.
Parabéns ao 6.º B pela criatividade, pelo trabalho em equipa e pela vossa voz firme contra o racismo! 

quarta-feira, 3 de junho de 2026
As Ligações Químicas em Banda Desenhada
Na reta final do 9.º ano, os alunos de Físico-Química aceitaram o desafio de transformar conceitos científicos em bandas desenhadas. Depois de pesquisarem, escreverem e aperfeiçoarem os conteúdos sobre as ligações iónicas, covalentes e metálicas com o apoio das docentes, recorreram a ferramentas de Inteligência Artificial generativa para dar vida às suas personagens e histórias.
Banco Alimentar Contra a Fome
Obrigada a todos!
A professora responsável
Maria José Micaelo
terça-feira, 2 de junho de 2026
Turma CCA3A conquista 2.º Lugar no Concurso Ambiental "Recadão"
A turma CCA3A, do Centro Escolar da Caridade, alcançou o 2.º lugar (Grupo A) no concurso "Recadão", uma iniciativa ambiental promovida pela concessionária Be Water – Águas de Ourém, em parceria com o Município de Ourém.
O desafio propôs aos alunos a criação de frases originais que alertassem para a importância da água e para a urgência da sua proteção. A nossa turma respondeu ao apelo com criatividade e civismo, criando a seguinte mensagem:
"Seja o herói da torneira! Feche o desperdício, abra a consciência. Poupe água!"
Os grandes vencedores foram anunciados publicamente no passado dia 31 de maio, integrados nas Comemorações do Dia da Criança em Ourém.
A frase criada pelos nossos alunos será impressa e divulgada nas faturas mensais da Be Water. Desta forma, o apelo à poupança da turma CCA3A vai entrar diretamente na rotina de milhares de famílias oureenses.
EXPOSIÇÃO “A ARTE CRIA A NATUREZA E A NATUREZA INSPIRA A ARTE
Alunos do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Biblioteca Municipal de Ourém
Exposição de Artes Visuais com trabalhos realizados pelos alunos do AECO, do Pré-escolar ao 3.º CEB, num trabalho que teve como ponto de partida a observação da natureza, das suas formas, texturas e paleta de cores.
A exposição evidencia a relação entre a arte e a natureza, mostrando como o mundo natural pode inspirar diferentes formas de expressão e representação artística.
sexta-feira, 29 de maio de 2026
Operação Mochila
No dia 26 de maio, realizou-se na Escola Sede a atividade "Operação Mochila", com o objetivo de sensibilizar os alunos e Encarregados de Educação para a questão do peso excessivo das mochilas. Neste sentido, procedeu-se ao cálculo da percentagem do peso da mochila em relação ao peso corporal do aluno e foi colocada na mochila uma fita correspondente a essa percentagem (azul, amarela, laranja ou vermelha).
Em breve publicaremos os resultados!
A equipa do PAPES












.jpg)









.jpeg)





