segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

EXPOSIÇÃO DE NATAL no CEST

 A Magia de Natal já chegou ao Centro Escolar de Santa Teresa! 

No hall de entrada estão expostos trabalhos lindíssimos alusivos à quadra natalícia. Podem ver presépios, bolas, anjos, coroas, pinheirinhos, velas, trenós... que foram elaborados por nós e por outras crianças, com a ajuda dos pais, amigos e familiares. 
Foi com muito empenho, alegria e criatividade que passamos momentos maravilhosos a "pôr mãos à obra" para que os trabalhos fossem para a nossa  Exposição de Natal. 
Há muita cor e muita luz que espalham a magia que existe no Natal. 
Feliz Natal!                            

CST4C - professora Helena Silva






Trabalhos sobre Luandino Vieira

Na nossa Biblioteca Escola, realizamos diversas atividades: ouvimos e lemos histórias, lemos excertos para a turma dos livros que requisitamos,  preenchemos o nosso passaporte de Leitor...Fizemos pesquisa sobre o escritor Luandino Vieira que nasceu na Lagoa do Furadouro, concelho de Ourém. Pesquisamos sobre a sua Bibliografia e elaboramos na sala de aula, coletivamente, cartazes alusivos a algumas obras do escritor. 

Gostamos imenso de trabalhar em grupo  e de colaborar uns com os outros. 
Os nossos trabalhos ficaram muito bonitos! 

CST4C - Prof.ª Helena Silva 





sábado, 21 de dezembro de 2024

Inteligência artificial recria personagens de Luandino Vieira



Na aula de Português, os alunos do 8º ano leram alguns contos de Luandino Vieira e fizeram a sua exploração no âmbito do estudo de obras de autores de expressão portuguesa. 

Depois, em grupos, numa atividade colaborativa, foram escolhidas personagens, que foram minuciosamente caracterizadas física e psicologicamente. Num terceiro momento, os alunos exploraram várias plataformas de Inteligência Artificial, com o objetivo de recriar retratos das personagens escolhidas. Finalmente, depois de aprimorarem os resultados fornecidos pela IA, elaboraram cartazes sobre a personagem em estudo.

Esta experiência inovadora permitiu fazer uma utilização didática da IA, ao serviço da caracterização de personagens. Os trabalhos produzidos serão exibidos na exposição concelhia "Luuandando pelas escolas", que será inaugurada no dia 7 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Ourém, pelas 14h30.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Livros oferecidos pela Associação de Pais, do CEM

 A Associação de Pais do Centro Escolar das Misericórdias ofereceu vários  livros para trabalhar a Educação Literária e irão certamente incentivar o hábito da leitura, ampliar o conhecimento e despertar a imaginação dos nossos alunos.


Em nome da comunidade escolar,  o nosso agradecimento e esperamos continuar a contar com o apoio e a parceria da Associação de Pais para juntos alcançarmos objetivos ainda maiores em prol da educação.
Muito obrigado!

Já temos Laboratório de Educação Digital AECO

 

 



Ficou concluída no dia 12 de dezembro, no Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, a primeira fase de instalação do laboratório de Educação Digital (LED). O espaço escolhido na Escola sede disponibiliza de forma estruturada os equipamentos da tipologia LED 3 (Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia) rececionados em outubro deste ano, no âmbito da última fase de apetrechamento nacional.

O LED AECO  pretende ser um espaço mobilizador novas aprendizagens. Disponibiliza equipamentos para serem utilizados por todos os professores e alunos, devendo ser integrados no desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais de todas as disciplinas/áreas disciplinares do currículo, bem como contribuir para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. 

Para apoiar esta abordagem, a DGE disponibiliza um site - https://led.dge.medu.pt/  com vários exemplos de Cenários de Aprendizagem a utilizar no contexto das diversas disciplinas e anos de escolaridade.

Neste momento, foi constituída uma equipa de trabalho e foi delineado um plano de ação global para implementação destes novos recursos. Assim, prevê-se a aprovação do regulamento de utilização em C.P. em janeiro de 2025, bem como o início da formação de professores. As atividades e as informações respeitantes a esta valência do nosso agrupamento têm presença web em https://sites.google.com/a.escolascondeourem.edu.pt/led

Contamos que os novos equipamentos e este novo espaço gere novos contextos de aprendizagem, numa abordagem prática e agregadora de saberes transversais e significativos. 


Coordenador LED

Hernâni Silva

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

YOGA NA ESCOLA

 À semelhança do ano letivo transato, no âmbito do PAPES foram dinamizadas sessões de yoga na sede do agrupamento, pela instrutora Cristina Santos. Estas sessões decorreram na Biblioteca e usufruíram desta modalidade todos os alunos dos 5ºs e 6ºs anos. Cada sessão teve a duração de 50’.

“O Yoga é uma ciência milenar de eficácia comprovada, cientificamente, no melhoramento físico e mental de seus praticantes. Por meio de práticas que envolvem posturas, respiração, contemplação e silêncio, o Yoga atua diretamente na pacificação interna, pois é um exercício de integração de todas as dimensões do ser humano, o que traz um despertar da consciência da riqueza interior que leva a uma sensação de bem-estar, contentamento e alegria (VIDA, 2016).” Assim, paralelamente às medidas disponíveis e já adotadas, o yoga é uma ferramenta importante e inovadora, que poderá trazer mais-valias e resultados positivos na atenção e concentração dos alunos.

Desde já o nosso agradecimento à instrutora Cristina Santos, pela disponibilidade, cordialidade, paciência e simpatia com que geriu as sessões.

Continuamos a contar consigo.

A Equipa do PAPES









quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Recolha de bens a favor do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais de Ourém (canil/gatil)

 No dia 28 de novembro, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, vários eco-delegados, juntamente com alunos das turmas do 8ºB e  8ºC foram ao CRO de Ourém entregar os bens recolhidos na escola. Os alunos foram muito bem recebidos pela D. Jaquelina Simões e puderam conhecer o modo de funcionamento do canil/gatil e algumas das histórias dos animais que aí se encontram, com os quais puderam contactar.

Na sequência desta visita os alunos irão contribuir para a divulgação da atividade de recolha de bens a favor de uma ceia natalícia especial para os animais do CRO de Ourém (1 paté húmido).

Desde já a todos um MUITO OBRIGADA PELA COLABORAÇÃO!!!!





 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia, 3 de dezembro, Portugal junta-se ao mundo para celebrar o Dia Internacional da  Pessoa com Deficiência, uma data muito especial que nos lembra a importância de incluir todas as pessoas, independentemente das suas diferenças.

Este ano, com o tema "Calçar o Sapato do Outro" tivemos oportunidade de nos colocar no lugar do outro e aprender que se caminharmos juntos, como uma grande família ,ninguém fica para trás.

Na nossa escola, recebemos e conhecemos a senhora empatia e percebemos que ela pode ajudar-nos a criar um país mais justo e acolhedor. Através de um jogo, imaginámos como seria viver a vida de alguém que enfrenta desafios diferentes dos nossos. Ao tentarmos perceber como essas pessoas se sentem, conseguimos ser mais amigos, compreensivos             e solidários.

Após pensarmos sobre como podemos ajudar a tornar a vida mais fácil para todos e de percebermos que todos podemos fazer a diferença, fomos desafiados a escolher um sapato, bota, ténis... e ilustrá-lo. O resultado foi espetacular.

Obrigado a todos os envolvidos.

Trabalhos desenvolvidos pelas turmas do Centro Escolar de Atouguia

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém desenvolveu uma atividade comemorativa para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – “CALÇANDO O SAPATO DO OUTRO”. Esta atividade contou com a colaboração de docentes e de todos os alunos do AECO, desde o pré-escolar ao 9ºano de escolaridade. Teve como objetivo principal desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro, pela empatia, promovendo a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência, para um mundo inclusivo e equitativo. Todos devemos entender as diferenças de cada um, como novas oportunidades de aprendizagem.


Almofadinha solidária

Durante o mês de novembro, nós alunos, do 4.ºC, de CST, participamos com carinho e entusiasmo numa missão de solidariedade para ajudar as crianças que vivem na Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, conhecida como "Casa da Criança". Estas crianças vivem nesta casa por se encontrarem em situações de perigo ou abandono.
Cada um de nós levou para casa a sua "Almofadinha Solidária" e junto dos nossos familiares, amigos e vizinhos conseguimos donativos para oferecer à Instituição. Todas as crianças do Centro Escolar de Santa Teresa se empenharam e conseguiram angariar (1 050€) mil e cinquenta euros. No dia 26 de novembro, a Dra. Joana Portugal recebeu o cheque que agradeceu e explicou que irá utilizar este valor na compra de bens essenciais para proporcionar mais conforto às crianças e jovens da Casa da Criança.
Ficamos muito felizes por fazer parte desta missão e percebermos melhor como é importante ajudar quem precisa. 
CST4C - Prof. Helena Silva




segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

A AJO veio à escola!

A iniciativa da Assembleia Municipal de Ourém, AJO (Assembleia Jovem de Ourém), foi apresentada aos alunos do terceiro ciclo da nossa escola.

O senhor presidente deste órgão de poder local desvendou qual o tema a trabalhar: “As tradições do Mundo Rural”. A sua comunicação deixou os nossos alunos motivados para a  participação neste projeto, com  a apresentação de ideias inovadoras que contribuam para a preservação das tradições rurais do nosso concelho.
 Vamos pôr mãos à obra, participar e fazer o nosso melhor!



Exposição/ Feira dos minerais e fósseis

Nos dias 28 e 29 de novembro, decorreu na sala do aluno da nossa escola, a Exposição/Feira dos Minerais e Fósseis.

Esta iniciativa dos Grupos Disciplinares 230 e 520, em articulação com o Projeto Ciência Viva, contou com a colaboração da empresa Aventurina, na pessoa do geólogo, Dr. Isaías Ferreira.

A atividade possibilitou aos alunos um contacto direto com minerais e fósseis, bem como, aprofundar conhecimentos lecionados nas aulas de Ciências Naturais sobre as rochas e os minerais.

Decorreram, ao longo dos 2 dias, palestras devidamente programadas com as turmas do 5.º ao 7.º ano.

As sessões abertas permitiram a qualquer interessado da comunidade escolar visitar a exposição,  informar-se ou adquirir peças elaboradas com minerais.

Foram dois dias muito interessantes, preenchidos de conhecimento e muita curiosidade. 

Delegada da disciplina, Elsa Alves 




Momentos de leitura no CCA

 A turma, do CCA2A, inicia os dias sempre com momentos de leitura. Os alunos desenvolvem assim o gosto pela leitura e por diferentes tipos de livros. Tem sido uma descoberta constante e uma enorme partilha de histórias! Desta forma, a turma tem implementado as diretrizes do Plano Nacional de Leitura.




Visita de Estudo - 7.º ano

Os alunos das turmas de 7.º ano do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém deslocaram-se, no dia 19 de novembro, ao Centro Ciência Viva de Constância e ao Centro Ciência Viva do Alviela. 

No Centro Ciência Viva de Constância, os alunos visitaram o Planetário, onde puderam experienciar a observação de astros num céu límpido, os detalhes dos planetas, galáxias e nebulosas, bem como interpretar localizações geográficas com base na posição dos astros. Visitaram ainda a exposição "Física do Voo", onde simularam, num giroscópio, a sensação de perda de orientação que pode ocorrer num astronauta, e o "Parque Astronómico", onde se divertiram a aprender sobre as várias características do Sistema Solar.
No Centro Ciência Viva do Alviela, os alunos viveram emoções fortes no simulador "Geódromo", interpretaram, com recurso a maquetes apelativas, as caraterísticas do Maciço Calcário. Por fim, meteram mãos à obra no laboratório e aprenderam como se produzem réplicas de fósseis.







Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: "Calçar o Sapato do Outro"

No passado dia 3 de dezembro, o Centro Escolar de Santa Teresa participou na iniciativa promovida pela equipa de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Conde Ourém, no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Com o tema "Calçar o Sapato do Outro", o desafio consistiu em criar um sapato que simboliza a empatia e a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de forma a compreender as suas dificuldades e sentimentos. 
Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar alunos e adultos para a importância de respeitar as diferenças e promover uma cultura de inclusão.
No Centro Escolar de Santa Teresa, cada turma do 1.º ciclo elaborou o seu sapato de forma única, utilizando materiais diversos e muita criatividade. Já no pré-escolar, o trabalho foi realizado de forma colaborativa, resultando num sapato que reflete a união e o esforço conjunto das crianças mais pequenas.
Os sapatos criados pelas escolas pertencentes ao Agrupamento foram expostos no gradeamento da escola sede. A diversidade de tamanhos, formas e materiais nos sapatos simbolizou a pluralidade das vivências e a mensagem de que, independentemente das nossas diferenças, é essencial reconhecer e respeitar o outro.
Esta exposição é uma mensagem da importância desta data e de como pequenos gestos podem gerar grandes reflexões. O Centro Escolar de Santa Teresa orgulha-se de ter contribuído para esta iniciativa, que reforça os valores de empatia, inclusão e respeito.

Juntos, construímos a Escola!



CSTJIC - Educadora Vânia


domingo, 8 de dezembro de 2024

ODS em MOVIMENTO

No dia 21 de novembro de 2024, nós, alunos do 3.ºA do Centro Escolar de Santa Teresa, fomos à Biblioteca Municipal de Ourém aprender mais sobre ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nesta visita assistimos a uma sessão de esclarecimento sobre os 17 ODS, proporcionada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Universidade Nova de Lisboa. Quem conduziu esta sessão foram dois alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Aprendemos que os 17 objetivos se dividem em 5P: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias.

Também percebemos que todos nós podemos contribuir para melhorar o Ambiente e garantir um Futuro melhor.

Esta visita foi muito interessante.




CST3A - Prof. Teresa Antunes

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Doutora Catarina Mateus realiza palestra sobre a Lampreia do Nabão na Escola Conde de Ourém

 Doutora Catarina Mateus realiza palestra sobre a Lampreia do Nabão na Escola Conde de Ourém

 

A convite do Projeto Clubes de Ciência Viva na Escola, a Dra. Catarina Mateus, investigadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora, realizou uma palestra para os alunos do Clube da Ciência e do 5.º ano da Escola Conde de Ourém, na manhã do dia 20 de novembro.
O tema central foi a lampreia do Nabão (Lampetra auremensis), uma espécie única e criticamente ameaçada de extinção devido à sua área de distribuição restrita.
A palestra teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação das espécies aquáticas e do ecossistema ribeirinho. Durante o encontro, a Dra. Catarina Mateus explicou o ciclo de vida da lampreia do Nabão, que passa grande parte de sua vida enterrada no substrato arenoso dos rios e emerge apenas para se reproduzir antes de morrer. Foram destacados os diversos desafios enfrentados pela espécie, incluindo a destruição de habitats, a existência de barreiras artificiais nos rios e a falta de qualidade das águas.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da comunidade científica e educacional para promover a educação ambiental e consciencializar sobre a necessidade de medidas de conservação, especialmente para espécies em risco de extinção.
O evento foi uma oportunidade para inspirar os nossos estudantes a envolverem-se ativamente na proteção da biodiversidade local e insere-se num conjunto de atividades que visam comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro). 

A coordenadora do projeto,
Carla Bernardino





quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Corta Mato do Agrupamento

No dia 27 de novembro, realizou-se o corta-mato do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, na escola sede, contando com a participação do nosso colega Afonso Manuel Sousa Henriques, nascido a 2016.
O Afonso demonstrou um excelente desempenho e participou com grande entusiasmo, aproveitando cada momento da prova.
Nós ficamos muito orgulhosos da sua dedicação. 

Parabéns, Afonso! Adorámos a sua participação!






CST2A - Prof. Dulce Marques

Os direitos das crianças

Embora este ano não tenhamos festejado "formalmente" o Dia do Pijama, no passado dia 20 relembramos os direitos das crianças e sabemos que cada criança tem direito a crescer numa família. Depois de ouvirmos a poesia "Direitos da criança", de Maria do Rosário Macedo, conversamos sobre este tema e criamos pijamas para meninos.

CMI JA





A tradição do magusto no CEM

Como tem sido habitual em anos anteriores, no dia oito de novembro festejamos o Dia de S. Martinho , com o tradicional magusto no Centro escolar das Misericórdias. Os alunos do 4.º ano, como manda a tradição, dramatizaram a Lenda de S, Martinho e no final houve castanhas assadas (e groselha) oferecidas pela APCEM (Associação de Pais do Centro Escolar das Misericórdias). Deixamos expresso o nosso agradecimento à APCEM que tem sido um parceiro de extrema importância no trabalho realizado.

CE das Misericórdias