Doutora Catarina Mateus realiza palestra sobre a Lampreia do Nabão na Escola Conde de Ourém
Carla Bernardino
Doutora Catarina Mateus realiza palestra sobre a Lampreia do Nabão na Escola Conde de Ourém
No dia 27 de novembro, realizou-se o corta-mato do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, na escola sede, contando com a participação do nosso colega Afonso Manuel Sousa Henriques, nascido a 2016.
O Afonso demonstrou um excelente desempenho e participou com grande entusiasmo, aproveitando cada momento da prova.
Nós ficamos muito orgulhosos da sua dedicação.
Parabéns, Afonso! Adorámos a sua participação!
Os alunos do 9.º C e D, no âmbito do estudo da Primeira Guerra Mundial, desenvolveram um trabalho sobre a vida nas trincheiras, cuja apresentação final pode ser visionada através do link, abaixo indicado:
O centro escolar de Ourém Nascente tem um espaço que os alunos gostam de frequentar durante o período de almoço. Ali podem podem estar com os amigos em tempo de lazer e até aproveitar para ler o que mais gostam!
Os meninos do jardim-de-infância do centro escolar de Santa Teresa foram à biblioteca escolar e desta vez "jogaram no computador". Foram convidados pela Bia e pelo Kiko a escutar uma frase e a colocar debaixo da imagem, que a ilustrava, um emoji por cada palavra que foi dita na frase que ouviram. O jogo foi desafiador e muito interessante, em cada computador estavam duas crianças, que tinham de escutar a frase, colocar os emojis necessários, verificar se tinham uma estrelinha ou não, e depois voltar a jogar.
Tantas tarefas a concretizar, e tantas aprendizagens que se vão fazendo! Assim se alicerçam os requisitos necessários à vivência em sociedade e à aprendizagem da leitura e da escrita.
Vídeo sobre a apresentação dos trabalhos manuais, alusivos ao Halloween, expostos na BE, da escola sede.
No dia 20 de novembro, no âmbito da disciplina de Inglês, com a temática do Halloween, decorreu, na presença do Sr. Diretor, a entrega dos prémios aos alunos, do 5.º ao 9.º, pelos melhores trabalhos manuais e a entrega do prémio aos participantes no concurso do peso da abóbora, em exposição na BE. A cerimónia contou com o apoio do Prof. Rui Sérgio com o equipamento de som e os alunos do Clube de Comunicação e Rádio com a difusão de músicas alusivas ao tema.
Os alunos estão de parabéns! Estiveram em exposição trabalhos magníficos.
Temos, como vencedores, a saber:
Nos trabalhos:
5.ºB: Brian Lopes + Anthony Oliveira
6.ºA: Tomás Mendes
7.ºC: Sara Conde + Carolina Teixeira
8.ºA: Ema Neves
9.ºC: Ana Tavares + Raquel Lopes
No peso da abóbora: Matilde Valente, do 5.ºB e a Sr.ª Ana Sousa, assistente operacional
No dia 8 de novembro, os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa representaram a “Lenda de S. Martinho” para os colegas de outros anos da mesma escola.
Alguns dias antes, a lenda foi estudada e ensaiada com o apoio das professoras, preparando os alunos para a apresentação.
A atividade foi especial, pois, embora já conhecessem a lenda, nunca a haviam representado para um público.
O dia estava um pouco nublado, mas com um clima agradável para a representação.
Após a apresentação, os alunos celebraram o Magusto, saboreando castanhas assadas e brindando com sumo e groselha.
O Halloween foi celebrado no nosso Centro Escolar, com exposição de caldeirões construídos e ornamentados pelos alunos de 3.º e 4.º anos com auxílio de familiares. Os alunos de 1.º e 2.º anos participaram, também, expondo pequenos trabalhos realizados nas aulas de Enriquecimento Curricular de Inglês.
Todos os trabalhos ficaram magníficos!!!
As turmas de 3.º e 4.º anos tiveram a oportunidade de visitar, no ciclo, a exposição de Halloween na Biblioteca Escolar do nosso agrupamento. A professora bibliotecária Alexandra Santos, gentilmente, presenteou os alunos e professoras com a leitura dramatizada do livro: "O baile das bruxas" da autora Margarida Almeida.
A docente de inglês curricular gratifica a colaboração de todos os alunos, encarregados de educação/ familiares, docentes, professora de AEC de inglês, professora bibliotecária Alexandra Santos e auxiliares de ação educativa.
No âmbito das comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares e celebrando o escritor José Luandino Vieira, está patente no Centro Escolar das Misericórdias uma exposição de diferentes artigos e objetos africanos. Este autor nascido na Lagoa do Furadouro, cedo se encantou com as belezas de Angola que celebra nas histórias que connosco partilha.
No dia 9 de novembro, os alunos do Jardim de Infância de Atouguia foram ao TMO assistir à peça de teatro "Onde é a Guerra?" Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "La Caixa".
Assistiram a uma história muito divertida. As crianças das várias salas do pré escolar, muito atentamente, perceberam os dois lados da guerra e a posição do inimigo. Afinal o inimigo também pode ser um bom amigo e a guerra pode ter um final feliz.
Todos ficaram mais "ricos", depois de assistirem a esta peça e puderam estar bem perto destes dois soldados.
É sempre com muita alegria que ano após ano, revivemos a tradição do Bolinho.
As crianças mais velhas tinham ainda algumas memórias vividas no ano passado e transmitiram-nas às que frequentam o jardim de Infância pela primeira vez.
Escolhemos uma receita e adquirimos os ingredientes necessários. Todos colaboraram na sua confeção especialmente na mistura dos ingredientes e na modelagem de bolinhas, prontas a irem ao forno para cozer. Os bolinhos ficaram muito saborosos.As saquinhas de pano decoradas anteriormente por nós, serviram para irmos pedir o bolinho a algumas casas comerciais, próximas do Centro Escolar, e também para levarmos alguns para a nossa família. Gostamos muito de comemorar esta data festiva.
JIA - Educadora Deolinda Frazão
Os alunos do Clube de Ciência celebraram o Halloween de forma especial este ano, com uma atividade que incluiu abóboras e muita espuma volumosa!
Vestidos a rigor, eles transformaram as abóboras em "caldeirões" borbulhantes e coloridos. A experiência envolveu uma reação química que resultou na produção de espuma, criando um efeito visual impressionante e divertido.
A atividade teve como objetivo ensinar conceitos de química de maneira prática e lúdica, despertando ainda mais o interesse pela ciência em clima de festa.
O projeto CCVnE