quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Doutora Catarina Mateus realiza palestra sobre a Lampreia do Nabão na Escola Conde de Ourém

 Doutora Catarina Mateus realiza palestra sobre a Lampreia do Nabão na Escola Conde de Ourém

 

A convite do Projeto Clubes de Ciência Viva na Escola, a Dra. Catarina Mateus, investigadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora, realizou uma palestra para os alunos do Clube da Ciência e do 5.º ano da Escola Conde de Ourém, na manhã do dia 20 de novembro.
O tema central foi a lampreia do Nabão (Lampetra auremensis), uma espécie única e criticamente ameaçada de extinção devido à sua área de distribuição restrita.
A palestra teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação das espécies aquáticas e do ecossistema ribeirinho. Durante o encontro, a Dra. Catarina Mateus explicou o ciclo de vida da lampreia do Nabão, que passa grande parte de sua vida enterrada no substrato arenoso dos rios e emerge apenas para se reproduzir antes de morrer. Foram destacados os diversos desafios enfrentados pela espécie, incluindo a destruição de habitats, a existência de barreiras artificiais nos rios e a falta de qualidade das águas.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da comunidade científica e educacional para promover a educação ambiental e consciencializar sobre a necessidade de medidas de conservação, especialmente para espécies em risco de extinção.
O evento foi uma oportunidade para inspirar os nossos estudantes a envolverem-se ativamente na proteção da biodiversidade local e insere-se num conjunto de atividades que visam comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro). 

A coordenadora do projeto,
Carla Bernardino





quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Corta Mato do Agrupamento

No dia 27 de novembro, realizou-se o corta-mato do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, na escola sede, contando com a participação do nosso colega Afonso Manuel Sousa Henriques, nascido a 2016.
O Afonso demonstrou um excelente desempenho e participou com grande entusiasmo, aproveitando cada momento da prova.
Nós ficamos muito orgulhosos da sua dedicação. 

Parabéns, Afonso! Adorámos a sua participação!






CST2A - Prof. Dulce Marques

Os direitos das crianças

Embora este ano não tenhamos festejado "formalmente" o Dia do Pijama, no passado dia 20 relembramos os direitos das crianças e sabemos que cada criança tem direito a crescer numa família. Depois de ouvirmos a poesia "Direitos da criança", de Maria do Rosário Macedo, conversamos sobre este tema e criamos pijamas para meninos.

CMI JA





A tradição do magusto no CEM

Como tem sido habitual em anos anteriores, no dia oito de novembro festejamos o Dia de S. Martinho , com o tradicional magusto no Centro escolar das Misericórdias. Os alunos do 4.º ano, como manda a tradição, dramatizaram a Lenda de S, Martinho e no final houve castanhas assadas (e groselha) oferecidas pela APCEM (Associação de Pais do Centro Escolar das Misericórdias). Deixamos expresso o nosso agradecimento à APCEM que tem sido um parceiro de extrema importância no trabalho realizado.

CE das Misericórdias




A vida nas trincheiras

Os alunos do 9.º C e D, no âmbito do estudo da Primeira Guerra Mundial, desenvolveram um trabalho sobre a vida nas trincheiras, cuja apresentação final pode ser visionada através do link, abaixo indicado:


terça-feira, 26 de novembro de 2024

"Ler por prazer"

O centro escolar de Ourém Nascente tem um espaço que os alunos gostam de frequentar durante o período de almoço. Ali podem podem estar com os amigos em tempo de lazer e até aproveitar para ler o que mais gostam!

Os livros estão ali para serem folheados e lidos, vindos da biblioteca escolar ou trazidos das suas casas.
Pode-se partilhar a leitura com os amigos ou apenas comentar o que se viu ou leu! Tanto que os livros nos ensinam! tanto que aprendemos em tempo de lazer!






segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Aprender com a biblioteca escolar

 Os meninos do jardim-de-infância do centro escolar de Santa Teresa foram à biblioteca escolar e desta vez "jogaram no computador". Foram convidados pela Bia e pelo Kiko a escutar uma frase e a colocar debaixo da imagem, que a ilustrava, um emoji por cada palavra que foi dita na frase que ouviram. O jogo foi desafiador e muito interessante, em cada computador estavam duas crianças, que tinham de escutar a frase, colocar os emojis necessários, verificar se tinham uma estrelinha ou não, e depois voltar a jogar.

Tantas tarefas a concretizar, e tantas aprendizagens que se vão fazendo! Assim se alicerçam os requisitos necessários à vivência em sociedade e à aprendizagem da leitura e da escrita. 




Concurso Concelhio de Leitura - Fase de escola

 


Trabalhos manuais do Halloween expostos na BE

 Vídeo sobre a apresentação dos trabalhos manuais, alusivos ao Halloween, expostos na BE, da escola sede.



Entrega de prémios aos vencedores do "Spookiest DIY contest"

 No dia 20 de novembro, no âmbito da disciplina de Inglês, com a temática do Halloween, decorreu, na presença do Sr. Diretor, a entrega dos prémios aos alunos, do 5.º ao 9.º, pelos melhores trabalhos manuais e a entrega do prémio aos participantes no concurso do peso da abóbora, em exposição na BE. A cerimónia contou com o apoio do Prof. Rui Sérgio com o equipamento de som e os alunos do Clube de Comunicação e Rádio com a difusão de músicas alusivas ao tema.

Os alunos estão de parabéns! Estiveram em exposição trabalhos magníficos. 

Temos, como vencedores, a saber:

Nos trabalhos:

5.ºB: Brian Lopes + Anthony Oliveira

6.ºA: Tomás Mendes

7.ºC: Sara Conde + Carolina Teixeira

8.ºA: Ema Neves

9.ºC: Ana Tavares + Raquel Lopes

No peso da abóbora: Matilde Valente, do 5.ºB e a Sr.ª Ana Sousa, assistente operacional





quinta-feira, 21 de novembro de 2024

CE da caridade celebra o magusto

Foi com pompa e circunstância, que na manhã de hoje, dia 8 de novembro, o Centro Escolar da Caridade realizou o seu tradicional Magusto e celebrou o tema da Solidariedade. 
A Biblioteca associou-se a estas atividades com a realização de duas dramatizações alusivas a estes temas, com a participação de docentes, alunos e assistentes operacionais.





quarta-feira, 20 de novembro de 2024

"Acampamento do Paleolítico", em exposição na biblioteca

No âmbito da disciplina de História, as turmas do 7.º ano desenvolveram trabalhos subordinados ao tema "Acampamento do Paleolítico", em exposição na biblioteca.



terça-feira, 19 de novembro de 2024

No dia 8 de novembro, os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Santa Teresa representaram a “Lenda de S. Martinho” para os colegas de outros anos da mesma escola.

Alguns dias antes, a lenda foi estudada e ensaiada com o apoio das professoras, preparando os alunos para a apresentação.

A atividade foi especial, pois, embora já conhecessem a lenda, nunca a haviam representado para um público.

O dia estava um pouco nublado, mas com um clima agradável para a representação.

Após a apresentação, os alunos celebraram o Magusto, saboreando castanhas assadas e brindando com sumo e groselha.






sábado, 16 de novembro de 2024

Halloween no CEST

 O Halloween foi celebrado no nosso Centro Escolar, com exposição de caldeirões construídos e ornamentados pelos alunos de 3.º e 4.º anos com auxílio de familiares. Os alunos de 1.º e 2.º anos participaram, também, expondo pequenos trabalhos  realizados nas aulas de Enriquecimento Curricular de Inglês. 

Todos os trabalhos ficaram magníficos!!!

As turmas de 3.º e 4.º anos tiveram a oportunidade de visitar, no ciclo, a exposição de Halloween na Biblioteca Escolar do nosso agrupamento. A professora bibliotecária Alexandra Santos, gentilmente, presenteou os alunos e professoras com a leitura dramatizada do livro: "O baile das bruxas" da autora Margarida Almeida.

A docente de inglês curricular gratifica a colaboração de todos os alunos, encarregados de educação/ familiares, docentes, professora de AEC de inglês, professora bibliotecária Alexandra Santos e auxiliares de ação educativa.










Exposição de objetos de origem africana

No âmbito das comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares e celebrando o escritor José Luandino Vieira, está patente no Centro Escolar das Misericórdias uma exposição de diferentes artigos e objetos africanos. Este autor nascido na Lagoa do Furadouro, cedo se encantou com as belezas de Angola que celebra nas histórias que connosco partilha. 

CE das Misericórdias


"Onde é a Guerra?" Ida ao TMO

No dia 9 de novembro, os alunos do Jardim de Infância de Atouguia foram ao TMO assistir à peça de teatro "Onde é a Guerra?" Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "La Caixa".

Assistiram a uma história muito divertida. As crianças das várias salas do pré escolar, muito atentamente, perceberam os dois lados da guerra e a posição do inimigo. Afinal o inimigo também pode ser um bom amigo e a guerra pode ter um final feliz.

Todos ficaram mais "ricos", depois de assistirem a esta peça e puderam estar bem perto destes dois soldados.




Jardim de infância de Atouguia

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

O Dia do Bolinho no JIA

 É sempre com muita alegria que ano após ano, revivemos a tradição do Bolinho.

As crianças mais velhas tinham ainda algumas memórias vividas no ano passado e transmitiram-nas às que frequentam o jardim de Infância pela primeira vez.

Escolhemos uma receita e adquirimos os ingredientes necessários. Todos colaboraram na sua confeção especialmente na mistura dos ingredientes e na modelagem de bolinhas, prontas a irem ao forno para cozer. Os bolinhos ficaram muito saborosos.

As saquinhas de pano decoradas anteriormente por nós, serviram para irmos pedir o bolinho a algumas casas comerciais, próximas do Centro Escolar, e também para levarmos alguns para a nossa família. Gostamos muito de comemorar esta data festiva.


JIA - Educadora Deolinda Frazão




segunda-feira, 4 de novembro de 2024

A comemoração do Halloween

 Os alunos do Clube de Ciência celebraram o Halloween de forma especial este ano, com uma atividade que incluiu abóboras e muita espuma volumosa! 

Vestidos a rigor, eles transformaram as abóboras em "caldeirões" borbulhantes e coloridos. A experiência envolveu uma reação química que resultou na produção de espuma, criando um efeito visual impressionante e divertido.

A atividade teve como objetivo ensinar conceitos de química de maneira prática e lúdica, despertando ainda mais o interesse pela ciência em clima de festa. 

O projeto CCVnE