quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Ciência e afetos de mãos dadas

Para celebrar o Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, os alunos participaram numa atividade especial que juntou a ciência e os afetos. A iniciativa foi promovida pelo projeto Ciência Viva, em parceria com a disciplina de matemática (6.º ano), o Plano Nacional das Artes e o Clube Ciência Viva.

Durante a atividade, os alunos escreveram mensagens invisíveis em folhas de papel, usando uma vela, e com um cotonete embebido em água iodada observaram com entusiasmo o aparecimento das palavras que tinham escrito.

Para tornar o momento ainda mais especial, os alunos do  Clube de Ciência distribuíram corações em origami, simbolizando o carinho e a amizade entre colegas.

Projeto Ciência Viva na Escola



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

"Todos contam" - Mesa redonda com Lis de Miranda

 


No âmbito da IV Semana da Educação, a aluna Lis de Miranda, do 7º A, participou na mesa redonda. "Todos contam", no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Fátima, em representação dos alunos migrantes do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém.
O mesa foi moderado pelo professor Paulo Feytor Pinto, que colocou várias perguntas aos alunos das várias escolas do concelho, de maneira a que cada um tivesse a oportunidade de partilhar a sua experiência pessoal de integração no nosso país e no nosso sistema de ensino.
Alunos oriundos do Brasil, São Tomé, Cabo Verde, Dubai e Ucrânia foram protagonistas e recordaram o seu país de origem, salientando as oportunidades que encontraram em Portugal.
Foi uma manhã de partilhas muito ricas, que nos ajudou a traçar um retrato atual do concelho de Ourém, como terra acolhedora e multicultural.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Desenvolvimento do projeto PAL - turma CCA2A


No âmbito do projeto PAL, os alunos da turma CCA2A, do Centro Escolar da Caridade, exploraram a história A Casa da Mosca Fosca. Durante essa atividade, preencheram um roteiro de leitura com curiosidades sobre a narrativa e os animais presentes na história. No final, aprenderam a desenhar as personagens e aprofundaram os seus conhecimentos sobre os diferentes animais.


Assembleia Jovem de Ourém

Queres participar na Assembleia Jovem de Ourém?

Este ano o tema é "As tradições do mundo rural".


Tens ideias de como preservar as práticas e costumes da nossa comunidade relativamente às atividades agrícolas?


Podes, por exemplo,  fazer entrevistas a pessoas mais velhas da comunidade  para recolher histórias, memórias e tradições que estão em risco de desaparecer. 

Ou podes criar uma rota turística baseada no património rural.

 Ou ainda  sensibilizar para a cultura através de uma campanha on-line, dirigida pela tua equipa, para promover as tradições rurais de Ourém.


Constitui uma equipa de cinco elementos e preenche o modelo de inscrição que está na Reprografia até ao dia 12 de fevereiro.


Preserva as tradições e cria a tua identidade!




terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

AECO marca presença no 1º dia da IV Semana da Educação em Ourém

 


A IV Semana da Educação iniciou esta segunda-feira no Teatro Municipal de Ourém e até ao final da presente semana vai promover uma extensa e interessante programação, assumindo como tema central a “Reflexão e Ação para uma Escola Transformadora”.
Antes dos painéis temáticos definidos na programação da IV Semana da Educação, houve espaço para um conjunto de alunos migrantes que frequentam estabelecimentos de ensino concelhios, apresentarem à plateia as suas experiências letivas e de integração na nossa comunidade. O AECO Fez-se representar pelo aluno Navdeep Chumber, indiano, residente na cidade de Ourém há 2 anos, que fez um balanço claramente positivo da sua integração em Ourém.
O último painel do dia foi apresentado à distância pelo Dr. João Covaneiro, que abordou com os presentes a “Criação de Comunidades de Prática de Inteligência Artificial na Educação”. Além do orador convidado, também duas docentes que participam numa formação ministrada por João Covaneiro (Alexandra Santos do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e Helena Reis do Centro de Estudos de Fátima) apresentaram exemplos reais de utilização de inteligência artificial na sala de aula, refletindo sobre os benefícios e o espírito crítico necessário para a obtenção de resultados credíveis.