sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Importância do Jogo na Infância

brincar e jogar na infância, são ferramentas indispensáveis na formação das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento global.

Foi adquirido recentemente, para a sala amarela, um jogo com blocos magnéticos de construção que faz as delícias de todas as crianças do grupo.

Estes jogos educativos fazem a diferença, porque oferecem atividades que estimulam a curiosidade e captam a atenção. Também desafiam as crianças a manter o foco até à finalização dos seus projetos.

Podem criar todo tipo de estruturas: torres, casas, figuras abstratas, entre outras. 

Durante este processo criativo estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, ao mesmo tempo que requer concentração para completar cada criação.

 

CSTJIB - Educadora Alexandra

Somos agentes ativos na construção de um livro - J. I Atouguia

    O uso de utensílios na cozinha estimula a destreza, concentração e criatividade.

Na última semana, preparamos um xarope de cenoura com limão e mel. A cenoura e o limão possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater alterações respiratórias, enquanto o mel é um alimento que auxilia na prevenção de infeções causadas por vírus e bactérias e alivia sintomas associados com a gripe, como a tosse. Juntamos estes 3 ingredientes e fizemos um xarope saudável e saboroso que depois iremos tomar.

    Os dotes de culinária das nossas crianças estão cada vez mais aperfeiçoados, assim como a participação nas tarefas do dia a dia. Neste primeiro semestre, as crianças participaram de diversas receitas, como: papas de aveia com banana, espetadinhas de frutas, o ouriço de frutas de outono, compotas, sumos de citrinos, chá de ervas, gomas saudáveis, bolachinhas de aveia… No segundo semestre, daremos continuidade a estas atividades enriquecedoras.

    Para registar essas experiências culinárias, iremos construir um livro de receitas para partilharmos com as nossas famílias, promovendo saúde e integração 


segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

AECO marca presença nas "Jornadas Luuandando"

 



Tiveram início no dia 24 de janeiro, as Jornadas Luuandando com José Luandino Vieira - As Estórias de Ontem, Hoje e Amanhã. O evento, organizado pela Município de Ourém através da Biblioteca Municipal, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto Politécnico de Tomar, decorreu no Teatro Municipal de Ourém, nos dias 24 e 25 de janeiro e destacou a vida e obra de José Luandino Vieira, uma das figuras maiores da literatura angolana contemporânea e natural de Lagoa do Furadouro, concelho de Ourém.
O AECO participou com a exposição de trabalhos realizados em todos os níveis de ensino, à volta das obras do escritor e ainda com a presença de duas alunas no painel, “Luuandando pelas escolas de Ourém”. Moderado por Pedro João Santos, jornalista do Público, o painel destacou trabalhos artísticos e literários inspirados na obra de Luandino Vieira. O AECO esteve muito bem representado pelas alunas Lis Miranda, do 7ºA, e Lara Sousa, do 8ºB, que foram excelentes oradoras, fluentes e muito cativantes.
No final das Jornanadas, a exposição “Luuandando pelas escolas de Ourém”, patente na sala estúdio do Teatro Municipal de Ourém, foi visitada pelos participantes, que puderam apreciar o resultado do envolvimento dos alunos na interpretação criativa das estórias do escritor.




quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro, celebrámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma data especial que nos lembra de como é importante incluir todas as pessoas, independentemente das suas dificuldades.

Neste dia, aprendemos uma palavra nova: empatia. Esta palavra ensina-nos a tentar entender o que os outros sentem e a colocarmo-nos no lugar deles para perceber melhor as suas necessidades.

Durante a atividade "Calçar o Sapato do Outro", tivemos a oportunidade de decorar um ténis de maneira criativa. Usámos frases, palavras, desenhos e outros materiais para dar vida ao nosso ténis. A nossa turma escolheu a frase "Somos todos iguais na diferença" para escrever. Foi uma atividade muito divertida, onde todos participaram, partilharam ideias e usaram cores alegres para mostrar que a diversidade é algo muito positivo!

Ficámos muito felizes ao saber que o nosso ténis seria exposto no gradeamento da escola. Sentimo-nos orgulhosos por poder ajudar numa causa tão importante e por espalharmos uma mensagem de respeito e inclusão.

No final, ficou claro para todos: devemos respeitar todas as pessoas, independentemente das suas diferenças, e reconhecer que a diversidade torna o mundo mais rico e interessante!

CST4C - Prof. Joana Henriques




Exposição de Natal do CEM

Queremos expressar o nosso agradecimento a todas as famílias que participaram com  entusiasmo e criatividade nos trabalhos de Natal deste ano. Foi maravilhoso ver como transformaram materiais reciclados em verdadeiras obras de arte.

A colaboração entre pais e alunos  tornou este Natal mais especial e também reforçou a importância de cuidar do nosso planeta, mostrando que a união de criatividade e consciência ambiental pode gerar resultados incríveis.
Muito obrigado por fazerem parte deste projeto e por contribuírem para uma celebração sustentável.

Centro Escolar das Misericórdias 



Concurso Concelhio de Leitura - Fase de escola

 



Nos dias 7 e 8 de janeiro tiveram lugar as provas do Concurso Concelhio de Leitura, na fase de escola.
Mais uma vez, foram muitos os alunos que responderam à chamada e quiseram provar que a leitura ainda é um passatempo desafiante.
As obras a concurso eram “O avô minguante”, de Daniela Leitão para o 1º ciclo; “História de um gato e um rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda para o 2º ciclo e “Caixa da Gratidão”, de Margarida Fonseca Santos para o 3º ciclo.
De entre os participantes, foram apurados para a fase municipal (12 de março) os 9 alunos que representarão o AECO na fase municipal:
No 1º ciclo: Juliana Oliveira Henriques - 4º ano, CE de Atouguia; Alexandra Pinto Ribeiro - 4º ano, T-B, CE Caridade; Bianca Santos Batista - 3º ano, CE Ourém Nascente; Tomás Vieira - 4º ano, CE Misericórdias; João Marques Simões - 3º ano, T-A, CE Santa Teresa. No 2º ciclo: André Alho da Riba, do 6ºA e Mariana Filipa Pereira, do 6ºC. No 3º ciclo: Matilde Lopes Costa, do 7ºC e Sara Conde, do 7ºC.
Todos os participantes estão de parabéns por terem abraçado o desafio e os vencedores merecem o nosso aplauso pelos excelentes resultados obtidos.
A leitura continua a dar cartas nas escolas do AECO!