quinta-feira, 9 de março de 2017

"Aprender com a ciência"

O despertar para a ciência tem sido uma constante no nosso dia a dia no jardim de infância.
O ver e o mexer em objetos são elementos essenciais no processo da descoberta do mundo.
Com as mais variadas brincadeiras experimentais concluímos que o ar tem peso, provámos que o ar existe, provocámos correntes de ar, sentimos o vento …
Neste segundo período, muitas foram as experiências, mas agora com água: o que é solúvel e não solúvel, o que protege mais tempo um cubo de gelo: lã, plástico, papel, alumínio; Os diferentes estados da água, o que flutua e não flutua.
Aprendemos também a fazer aparecer/refletir um arco-íris.
Várias foram as conclusões a que chegámos que sem experimentar nunca descobriríamos.
Sabiam que o afundar e não afundar dos objetos depende do espaço que eles ocupam dentro de água? Experimentem transformar uma bola de plasticina num barco.
Ora vejam o que acontece à bola e ao barco (isto com a mesma plasticina).
                                                                                 Cientistas
 Palmo e Meio
do Jardim de infância de Atouguia