No âmbito da comemoração do Dia da Árvore, o Centro de Educação Ambiental da Quercus dinamizou uma atividade, na Mata Municipal António Pereira Afonso, na qual a nossa Turma participou, no dia 21 de março.
Quando lá chegámos a dona Margarida estava à nossa espera.
As atividades consistiram no seguinte:
- Atelier "Aprender a identificar árvores";
- Colocação de placas de identificação de árvores.
Começamos por observar várias folhas para identificar a que árvore pertencia. Descobrimos que era do carvalho americano. O carvalho no outono fica muito bonito com as folhas avermelhadas o que dá uma beleza à floresta. E no inverno perde as folhas, é uma árvore de folha caduca.
A dona Margarida também explicou: - O que é uma Floresta Autóctone?
É uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a Mata Municipal, é toda constituída por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos loureiros, das oliveiras, dos sobreiros, etc. As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa.
Depois observamos o carvalho português típico da nossa região de solos calcários também tem folha caduca. Dá as bolotas e é utilizado para lenha. Tem uns bugalhos que resultam da reação da picada do inseto e faz parte do ciclo de vida desse inseto. Coloca os ovos e nasce no bugalho e sai o inseto através de um buraquinho.
Vimos também o loureiro, as suas folhas são utilizadas na culinária e na carne que dá um excelente paladar.
O sobreiro dá-nos a cortiça que é utilizada para o fabrico de rolhas, malas, sapatos, carteiras e também para o isolamento das casas.
Vimos também o medronheiro que dá um fruto vermelho e docinho.
Para finalizar a atividade colocámos uma placa para identificar o "Carvalho Alvarinho Quercus Robur".
O objetivo da comemoração do "Dia da Árvore" é sensibilizar as pessoas para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Com esta atividade aprendemos a respeitar a Natureza que é tão importante.
"Proteger a árvore é proteger a vida".
Foi muito divertido!
4º A - Prof. Paula Spínola - CE Stª Teresa