No dia três de fevereiro, na Escola Básica IV Conde de Ourém, no âmbito da disciplina de Francês, comemorou-se "La Chandeleur" para assinalar e dar a conhecer uma tradição francesa à comunidade escolar.
Esta palavra deriva do latim "candeia". Na antiguidade romana, fazia-se esta festa em honra do deus Pan (deus dos bosques, dos campos, dos pastores e dos rebanhos). Durante a festa, os fiéis andavam à noite pelas ruas com tochas. Mas desde o século XIV, esta festa está associada à Nossa Senhora das Candeias. Assim, hoje, fazem-se crepes que, pela sua cor e forma redonda, relembram as candeias e o sol, sendo também um apelo ao regresso da primavera.
Esta atividade envolveu os alunos de Francês de sétimo e oitavos anos que participaram de forma ativa e responsável na preparação do espaço e na confeção e venda de deliciosos crepes de chocolate, doce, açúcar e canela, no átrio da escola. Contou ainda com música ambiente francófona. Consequentemente, esta revelou-se uma experiência muito interessante, motivadora e enriquecedora para todos os alunos. Estamos todos ansiosos para repetir esta tradição francesa!