No dia 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
A primeira homenagem do AECO surge pelas mãos do nosso artista, professor Gabriel Lagarto, que conseguiu captar numa imagem o que muitas palavras não conseguiriam transmitir.
Depois, a biblioteca da escola sede do AECO dinamizou uma atividade nas turmas do 9º ano, em articulação com a disciplina de História, por forma a sensibilizar os alunos para esta temática.
Assim, os alunos começaram por exprimir no Mentimeter que palavras associam ao Holocausto, seguindo-se uma conversa à volta das mesmas.
Depois, a professora bibliotecária leu a obra "A história de Erika", de Ruth Vander Zee, que relata a história de uma sobrevivente ao Holocausto que foi salva no momento em que, ainda bebé, foi lançada do comboio pela própria mãe, que seguia para um campo de concentração.
Seguiu-se então uma apresentação de alguns dos livros e filmes que a biblioteca disponibiliza aos seus utilizadores sobre esta temática, e que alunos e professores podem requisitar se assim o entenderem.
Tratou-se de momentos intimistas, durante os quais as vítimas do Holocausto foram lembradas e honradas. Porque esquecer, nunca será opção!