Foram 40 os docentes que frequentaram a ação de formação "Comunidades cooperativas de aprendizagem profissional - Nível 1", conduzida pelas formadoras Isabel Lezon e Sandra Cardoso. Desses, cerca de 30 pertencem ao Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, desde o ensino pré-escolar até ao terceiro ciclo, contando com a presença e participação das bibliotecas escolares.
O Projeto Coopera Escola+ 21-23 tem como foco a mudança de práticas em sala de aula introduzindo metodologias ativas e integrando a Aprendizagem Cooperativa, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade obrigatória (PASEO), a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), a Avaliação Pedagógica, a Educação Inclusiva, o Plano de Transição Digital (PTD), o Ensino Experimental das Ciências e o Bem-Estar Social e Emocional de todos, alunos e professores.
Tem como objetivos melhorar o clima da sala de aula, a autoestima, a crença de autoeficácia, as
habilidades sociais, a motivação e o rendimento escolar dos alunos, pretendendo assim alcançar
objetivos educacionais que vão para além da aprendizagem académica, nomeadamente o
investimento nas competências sociais e de grupo, e no comportamento cooperativo.
Foi sem dúvida uma formação intensiva e intensa, mas altamente motivadora, que já está a alterar a forma como se trabalha em sala de aula. Os resultados começam a fazer-se sentir e o efeito contágio também começa a notar-se junto da comunidade docente. Tudo em prol da melhoria das aprendizagens dos alunos!