segunda-feira, 27 de maio de 2024

Comemoração dos 50 anos do 25 de abril

 O CEM assinalou o quinquagésimo aniversário do 25 de abril. Várias foram as atividades nas salas de aula e na biblioteca escolar, de modo a informar as crianças do significado desta revolução.

Na véspera deste aniversário, os alunos reuniram-se e o 4.º ano cantou algumas canções de abril a todas as turmas e ainda apresentou o resultado dos seus trabalhos de grupo resumindo como se vivia antes e depois da data assinalada.

E que os valores da Liberdade e do Respeito pelo outro se vivam e  cumpram sempre.

                                                                                                                                          CEM









Comemoração do Dia Nacional da Segurança Infantil

No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Segurança Infantil, dia 23 de maio, a turma CCA1A juntou-se à APSI.

O Dia Nacional da Segurança Infantil, é um evento organizado pela APSI, com o intuito de sensibilizar e promover práticas que contribuem para o crescimento saudável das crianças. O objetivo do DNSI é sensibilizar, incentivar e promover práticas associadas à segurança infantil, tais como brincar ao ar livre, na natureza, andar a pé, de bicicleta… para brincarem, com recurso a materiais soltos e de baixo custo (p.e. cordas, giz, caixas de cartão, etc.) e sem nenhum intuito educativo definido (brincar por brincar).

 #dnsi2024#oGOBIestáaqui  #incubadoradebrincar 







O Dia Nacional da Segurança Infantil, no CEST

O Dia Nacional da Segurança Infantil (DNSI), promovido pela APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil comemora-se no dia 23 de maio!

A turma do 2.°A do CEST conseguiu um dos 50 kits-DNSI (a nível nacional) para comemorar este dia muito importante.

Durante a manhã, os alunos ouviram a história do Gobi, Beni e a Cápsula do Tempo.

Escolheu-se um espaço público (designado por Incubadora de Brincar) onde, com diversos materiais não tecnológicos e dando asas à imaginação, os alunos puderam brincar livremente e usar o tempo livre e o espaço como entendessem.

As crianças adoraram, brincaram, riram e tiveram uma manhã fantástica.

No fim, tiveram direito a alguns presentes: um boné, um saco térmico, um porta-chaves e uma BD da história que ouviram.

A mascote Gobi ficará na sala a acompanhar o resto do ano letivo.

Foi um Feliz Dia Nacional da Segurança Infantil!

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Os espanta pesadelos do CEM

 No âmbito da prova de aferição de expressões, os alunos do 2.º ano tiveram oportunidade de dar asas à sua criatividade construindo espanta pesadelos com materiais de desperdício, colocados à sua disposição. O produto destes trabalhos está exposto no Centro Escolar das Misericórdias.

Parabéns pelos trabalhos realizados.

BE das Misericórdias



quarta-feira, 22 de maio de 2024

Comemoração do Dia da Família no CEC

 

Para celebrar o Dia da Família, dia 15 de maio, as turmas CCA1A e CCA1B, do Centro Escolar da Caridade, convidaram os pais, encarregados de educação e familiares para um pequeno convívio. As crianças apresentaram uma canção coreografada e ofereceram “um miminho”, elaborado por eles, à sua família.

No final houve a partilha de um pequeno lanche.

Foi uma tarde diferente!"







A Esmeralda e o 3º ano do CE das Misericórdias


A Esmeralda é um golfinho que este ano letivo fez uma grande viagem na companhia do 3º ano do Centro Escolar das Misericórdias. Passava a semana na casa de um dos alunos que era sorteado entre todos. 

A Esmeralda promovia aprendizagens significativas, pois o anfitrião tinha de escrever uma notícia sobre como tinham passado o fim de semana ou outro tema do seu interesse. À segunda-feira, o aluno trazia a Esmeralda e a notícia era apresentada a toda a turma. Numa segunda fase o aluno anfitrião tinha de inventar um conto com a Esmeralda. Por fim, a Esmeralda trazia consigo um poema criado pelo aluno que a recebeu em casa. 
O Tomás inventou o último poema com a Esmeralda que agora vai pertencer ao David (assim ditou o sorteio realizado na turma), que prometeu que a irá estimar. Desta forma lúdica, a Esmeralda proporcionou notícias, contos e poemas, que os alunos envolvidos criaram com interesse e motivação. Parabéns à professora da turma e aos alunos do 3º ano que sabem que aprender também é divertido.



Dia Internacional da Biodiversidade 2024 # A Lampetra de Ourém (auremensis)

💕
Hoje comemora-se o dia Internacional da Biodiversidade 2024 sob o tema "Be part of the Plan", que apela à participação de todos na reversão da perda de Biodiversidade e a partilhar ações concretas/exemplos que contribuem para o desenvolvimento do Plano de Biodiversidade no âmbito do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, acordado por 197 países. 

 

Por exemplo, o nosso clube de ciência, do projeto Ciência Viva na Escola "RoboCiência no AECO", está empenhado no conhecimento, divulgação e sensibilização da comunidade, para a proteção da Lampetra auremensis, uma espécie endémica e única no mundo que se encontra apenas em ribeiras do nosso concelho e foi avaliada na categoria de Criticamente em Perigo, um risco de extinção extremamente elevado, segundo os critérios e categorias do Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas da UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza. 

Tudo começou numa das nossas saídas de campo à Ribeira de Seiça, onde casualmente nos deparámos com indivíduos adultos da Lampetra auremensis, cuja identidade confirmámos com a nossa pesquisa e o apoio do representante da Quercus, o Engenheiro Domingos Patacho, que nos acompanhou em mais duas saídas de campo, a última das quais para monitorizar a temperatura, o pH e a quantidade de nitratos e nitritos no local dos achados e também para a identificação de outros riscos físicos, químicos e biológicos para a vida ou a reprodução desta espécie. 

  

Apesar da temperatura e parâmetros químicos medidos serem normais, ficámos preocupados pelo facto de, a montante do local dos achados, termos verificado a existência de uma mancha de algum derivado do petróleo (com forte odor) na água e de sacos e garrafas de plástico nas margens, bem como de árvores e ramos caídos sobre a ribeira. Para além destes, visualizámos também um lagostim de rio, que é uma espécie exótica que foi em tempos introduzida pelo homem neste habitat e é um predador da nossa Lampetra

A Lampetra auremensis foi descoberta na Ribeira de Seiça em 1988 pelo Eng.º Pedro Cortes, mas só em 2013 foi reconhecida como uma nova espécie, a auremensis - um nome que deriva da palavra latina, “Auren”, que significa Ourém -, após um estudo mais aprofundado da sua genética e morfologia, por investigadores da Faculdade de Ciências de Lisboa, da Universidade de Évora e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, entre os quais a Dra. Catarina S. Mateus (primeiro autor).

Cabe-nos agora como oureenses, habitantes ou visitantes do concelho de Ourém proteger esta espécie tão sensível, que não tem valor comercial, mas é importantíssima para manter a Biodiversidade da qual o equilíbrio dos ecossistemas e a sobrevivência do Homem dependem. 

#BiodiversityDay 
#PartOfThePlan #ForNature
#Lampetra auremensis

Clube de Ciência - CCVnE RoboCiência no AECO

terça-feira, 14 de maio de 2024

Vozes de Abril no AECO

Finalmente, chegou o dia 24 de Abril! E na Escola Conde Ourém celebraram-se com muita pompa e circunstância os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974.

E esta celebração só foi possível com o contributo, de uma maneira geral, dos professores, dos auxiliares de ação educativa e da Direção que nunca disse não às diferentes propostas apresentadas, antes nos incentivou; no entanto, merecem menção especial – em particular devem até ser exaltados – os professores do Plano Nacional das Artes, Susana Nápoles, incansável nas suas propostas e desenvolvimento da ação, e o artista de serviço, Gabriel Lagarto. Coube ao Gabriel Lagarto a responsabilidade pelo desafio lançado a todas as turmas do Agrupamento para decorarem "um cravo", o cravo de Abril. E foram estres cravos de Abril que decoraram o gradeamento da escola, lembrando, saudando e até convidando a quem passa junto à escola para ouvir a "Revolução" – que o recinto escolar e o palco montado para o momento cultural anunciavam. Demos a esta comemoração festiva o nome de "Vozes de Abril", pois houve música de intervenção, teatro, dança e ginástica acrobática. E coube a dois alunos, Eleanora Diogo e Martim Costa, apresentar este digno e gigantesco momento, cativando tudo e todos. Merece destaque neste desempenho, marcado com audácia e conhecimento, fazendo eco de nomes grandes da cultura - Fernando Pessoa glorifica a liberdade, cabe a Nietzsche exaltar a música: “Sem a música, a vida seria um erro"... Por fim, sublinho o empenho e o gosto dos alunos que prepararam as diferentes atuações. Muito bom!

Também nos dignificou, e enalteceu esta celebração, a presença dos alunos do primeiro ciclo do Centro Escolar da Claridade, que surgiram com as educadoras e assistiram a uma parte da celebração e presentearam-nos com a atuação da canção de Pedro Dyonysyo, "A História que um dia vais contar", que explica o 25 de Abril às crianças. Tivemos ainda a presença de uma turma do pré-escolar.

Um momento hilariante, e deveras significativo, foi o ar de pasmo dos alunos quando a celebração terminou com a subida ao palco dos professores para em coro cantarem a "Grândola Vila Morena".

Também foram importantes as palavras do Sr. Diretor, Diogo Alves, que sublinhou a necessidade e a importância do pensar, envolvendo-nos nestes momentos tão significativos. Para pensar e pensar bem é fundamental ler. A leitura esclarece-nos e permite fazer escolhas, e a vida é feita de escolhas. Que devemos exigir, mas também cumprir, saber e aprender a respeitar o outro. Assim, a liberdade é plena.

De salientar ainda, porque muito significativo, que este dia começou nas salas de aula com a leitura de poemas, visionamento de documentários e a elaboração de um cravo em origami. Também de assinalar a circulação, pelas diferentes turmas, de alunos a declamar poemas…

Convém ainda agradecer aos bombeiros a sua colaboração no empréstimo de uma alcatifa para garantir aos alunos um melhor acondicionamento durante este espetáculo. E à boa maneira portuguesa, um almoço partilhado coroou este esforço de toda a escola.

Foi um evento simbólico, muito significativo e sobretudo muito educativo. Confesso que senti um orgulho e felicidade enorme por ter ajudado na dinamização deste evento.

O AECO está de parabéns!

Telma Gonçalves, AECO

Entre(vistas) do Conde: Parlamento dos Jovens


 

terça-feira, 7 de maio de 2024

A BE do CE da Caridade recebeu o escritor Carlos Nuno Granja.

 

Integrado nas atividades do Mês da leitura, todas as crianças/alunos do CE da Caridade foram presenteados com a presença do escritor Carlos Nuno Granja, no passado dia 22 de abril. As quatros sessões dinamizadas pelo escritor decorreram na BE, todas diferenciadas e  adequadas aos diferentes níveis etários.

Todas as sessões foram encantadoras! O autor transmitiu a ideia de que um livro se pode transformar em canção, peça de teatro ou outras formas artísticas. E foi dessa forma que ele apresentou as diversas histórias, envolvendo todos os alunos de uma forma divertida, dinâmica e repleta de animação.

O escritor transmitiu também a ideia que o processo criativo exige capacidade de imaginação, força de vontade e muita dedicação e, acima de tudo muita leitura.

Nada melhor do que a opinião de alguns alunos do 4.º A, para demonstrar o entusiasmo por todos vivenciado. Numa reflexão avaliativa estes alunos, escreveram:

 “Eu gostei muito do escritor Carlos Nuno Granja. Acho que ele tem uma grande imaginação e é muito engraçado…”;

“Esta sessão foi incrível. Nunca pensei que fosse assim! As vozes foram muito engraçadas, as danças…foi muito giro”;

“Eu adorei tudo!  O Nuno Granja é muito engraçado e divertido. Quando ele começou a contar todos começaram a rir às gargalhadas…”;

“Foi uma grande experiência!”

Obrigado, Carlos Nuno Granja por todos os ensinamentos e pelas boas emoções sentidas!




Encontro literário com o escritor/ ilustrador Nuno Alexandre Vieira

No dia 16 de abril, os alunos das turmas A e B do 2.°ano do CE de St.ª Teresa tiveram um encontro literário com o escritor e ilustrador Nuno Alexandre Vieira.
O encontro decorreu num ambiente muito agradável e descontraído no TMO. 
O escritor/ilustrador apresentou o seu livro "Asas para voar". Um livro que aborda os medos e receios de uma coruja e o que ela fez para os ultrapassar, com a ajuda de alguns amigos.
Durante a sessão, o escritor/ilustrador explicou os passos da "construção" de um livro: esboços, desenhos, maquete e prova final. 
Enquanto fazia uma ilustração in loco para os presentes, respondeu a algumas perguntas de alunos curiosos e encantados com o que viam. Resultou numa ilustração fantástica, colorida e cobiçada por todos.
No final, o escritor/ilustrador autografou os seus livros adquiridos por miúdos e graúdos.  
Paralelamente a este encontro, decorria no TMO uma Feira do Livro, na qual se podiam adquirir livros a preços com desconto.

Profs. Carla Monteiro e Sónia Teixeira - CST2A/2B