quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Gala Solidária com São Tomé e Príncipe - AECO recebe troféu de reconhecimento

No passado dia 5 de outubro, o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém esteve presente na Gala Solidária com São Tomé e Príncipe, no Teatro José Lúcio da Silva. Nesta gala, o nosso Agrupamento foi distinguido publicamente por termos participado na campanha de recolha de alimentos da Associação Abraçar São Tomé e Príncipe, no ano letivo transato, e termos conseguido juntar duas toneladas de alimentos.

Foi com muita alegria e orgulho que subimos ao palco em representação do nosso Agrupamento para agradecer o reconhecimento público que foi feito e a oportunidade de podermos vivenciar esta realidade, que muitas vezes é esquecida nos nossos meios mais favorecidos. 

Ao mesmo tempo, só ali tomamos consciência do peso da solidariedade que conseguimos com a ajuda da comunidade, por isso não podemos deixar de agradecer a todos os que nos ajudaram a ajudar e de dizer que este reconhecimento é para todos os que não ficaram indiferentes! 


As escolas do primeiro ciclo e do pré-escolar participaram com empenho e juntos contribuímos para que as cerca de 2200 crianças de São Tomé e Príncipe pudessem receber uma refeição diária. Infelizmente, as necessidades deste povo são muitas e a vários níveis… Nesta gala tomámos conhecimento das diversas campanhas que têm decorrido para apoiar este povo, vimos e ouvimos diversos artistas naturais de São Tomé e Príncipe e pudemos sentir-nos um pouco do lado de lá. 

Desejamos que os nossos alunos aprendam a viver a solidariedade em gestos concretos. Assim, ao participarmos nesta campanha, não ajudámos só as crianças de São Tomé e Príncipe, mas também os nossos alunos a consciencializar a cidadania. Foi um enriquecimento mútuo que esperamos poder continuar a fazer e para o qual contamos com todos.

                                                                                Cristina Lopes e Rita Marto (CE de Atouguia)