No passado dia 15 de janeiro, no Centro Escolar da Caridade, teve lugar uma sessão com encarregados de educação sobre novas práticas em vigor no Agrupamento relacionadas, entre outras, com a semestralização e o processo de avaliação.
A moderadora, Filipa Seabra (psicóloga), apresentou o painel de intervenientes: Diogo Alves (Diretor), Margarida Bernardes (Coordenadora da avaliação pedagógica), Sílvia Moreira (psicóloga - Coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva - EMAEI)) e Alexandra Santos (professora bibliotecária - Coordenadora do Plano de Ação para a Leitura - PAL).
A sessão iniciou com uma apresentação do senhor diretor, que agradeceu a presença de todos e explicou a pertinência do encontro, recordando que a avaliação pedagógica é um fator determinante na aprendizagem dos alunos. Referiu ainda que o AECO está a trabalhar em semestres pela primeira vez, o que trouxe algumas alterações ao calendário escolar.
A professora Margarida Bernardes esclareceu aos presentes que a avaliação pedagógica tem por base o documento "Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória" (PASEO) e rege-se pelos critérios gerais do agrupamento, que foram projetados. Explicou a diferença entre a avaliação formativa e sumativa, realçando que o aluno tem um papel ativo em todo o processo. Projetou o cabeçalho de uma ficha de avaliação com o objetivo de esclarecer o facto de a avaliação ser expressa por domínios, salientando que cada disciplina tem os seus e que podem ter pesos diferentes. Lembrou que os todos os documentos relativos à avaliação estão disponíveis para consulta na página do agrupamento. Sugeriu aos encarregados de educação a utilização de uma grelha de registo para monitorizar a evolução dos seus educandos nas várias disciplinas e nos vários domínios.
A psicóloga, Sílvia Moreira, fez uma apresentação sobre o envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos, salientando a importância da articulação entre a escola e a família. Enumerou ainda alguns aspetos que não devem ser descurados, como a alimentação, o sono, a rotina e o local de estudo, a monitorização dos cadernos diários e o investimento em tempo de qualidade. Lembrou que as crianças e jovens veem nos seus pais os modelos a seguir.
Em seguida, a professora bibliotecária apresentou o Plano de Ação para a Leitura, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destacando que o AECO é um dos 15 agrupamentos piloto onde este projeto está em desenvolvimento durante os próximos 3 anos letivos. Visa melhorar a literacia e os hábitos de leitura dos nossos alunos e vai permitir um investimento em livros, materiais didáticos, formações para professores, pais e alunos ou qualquer atividade considerada útil para desenvolver as áreas de intervenção prioritárias definidas pela equipa do PAL. Esta intervenção terminou com um momento intimista com a leitura do conto "A menina que não queria livros", de Luísa Ducla Soares.
A sessão contou ainda com a presença do professor Gabriel Lagarto, que ilustrou em tempo real vários momentos do encontro.
Finalmente, houve lugar a um tempo para discussão de ideias ou esclarecimento de dúvidas, durante o qual os pais e encarregados de educação puderam participar ativamente.
Foi um encontro agradável, que contou ainda com uma equipa técnica que assegurou as questões relacionadas com o áudio e a projeção.