segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Avaliar e aprender - Sessão com encarregados de educação


No passado dia 15 de janeiro, no Centro Escolar da Caridade, teve lugar uma sessão com encarregados de educação sobre novas práticas em vigor no Agrupamento relacionadas, entre outras, com a semestralização e o processo de avaliação.
A moderadora, Filipa Seabra (psicóloga), apresentou o painel de intervenientes: Diogo Alves (Diretor), Margarida Bernardes (Coordenadora da avaliação pedagógica), Sílvia Moreira (psicóloga - Coordenadora da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva - EMAEI)) e Alexandra Santos (professora bibliotecária - Coordenadora do Plano de Ação para a Leitura - PAL).
A sessão iniciou com uma apresentação do senhor diretor, que agradeceu a presença de todos e explicou a pertinência do encontro, recordando que a avaliação pedagógica é um fator determinante na aprendizagem dos alunos. Referiu ainda que o AECO está a trabalhar em semestres pela primeira vez, o que trouxe algumas alterações ao calendário escolar.

A professora Margarida Bernardes esclareceu aos presentes  que a avaliação pedagógica tem por base o documento "Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória" (PASEO) e rege-se pelos critérios gerais do agrupamento, que foram projetados. Explicou a diferença entre a avaliação formativa e sumativa, realçando que o aluno tem um papel ativo em todo o processo. Projetou o cabeçalho de uma ficha de avaliação com o objetivo de esclarecer o facto de a avaliação ser expressa por domínios, salientando que cada disciplina tem os seus e que podem ter pesos diferentes. Lembrou que os todos os documentos relativos à avaliação estão disponíveis para consulta na página do agrupamento. Sugeriu aos encarregados de educação a utilização de uma grelha de registo para monitorizar a evolução dos seus educandos nas várias disciplinas e nos vários domínios.

A psicóloga, Sílvia Moreira, fez uma apresentação sobre o envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos, salientando a importância da articulação entre a escola e a família. Enumerou ainda alguns aspetos que não devem ser descurados, como a alimentação, o sono, a rotina e o local de estudo, a monitorização dos cadernos diários e o investimento em tempo de qualidade. Lembrou que as crianças e jovens veem nos seus pais os modelos a seguir.

Em seguida, a professora bibliotecária apresentou o Plano de Ação para a Leitura, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, destacando que o AECO é um dos 15 agrupamentos piloto onde este projeto está em desenvolvimento durante os próximos 3 anos letivos. Visa melhorar a literacia e os hábitos de leitura dos nossos alunos e vai permitir um investimento em livros, materiais didáticos, formações para professores, pais e alunos ou qualquer atividade considerada útil para desenvolver as áreas de intervenção prioritárias definidas pela equipa do PAL. Esta intervenção terminou com um momento intimista  com a leitura do conto "A menina que não queria livros", de Luísa Ducla Soares.

A sessão contou ainda com a presença do professor Gabriel Lagarto, que ilustrou em tempo real vários momentos do encontro. 
Finalmente, houve lugar a um tempo para discussão de ideias ou esclarecimento de dúvidas, durante o qual os pais e encarregados de educação puderam participar ativamente.
Foi um encontro agradável, que contou ainda com uma equipa técnica que assegurou as questões relacionadas com o áudio e a projeção.