domingo, 25 de fevereiro de 2024

AECO marca presença nas "Jornadas da Leitura - do PISA à sala de aula"


 
Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, quatro docentes do AECO, pertencentes à equipa do Plano de Ação para a Leitura, participaram nas "Jornadas da Leitura - do PISA à sala de aula", no Vimeiro.
Neste evento, estiveram presentes cerca de cem docentes de todo o país, com o objetivo de promover uma reflexão crítica, entre todos os participantes, sobre as suas práticas de avaliação na sala de aula, nomeadamente, no que concerne às competências do domínio da leitura. Foi também possível analisar e construir materiais didáticos relevantes, fiáveis, válidos e inovadores, que desenvolvem competências de leitura e promovem o sucesso na Língua Portuguesa. Do mesmo modo, os participantes tiveram oportunidade de analisar e construir critérios de classificação justos, válidos e fiáveis para diferentes instrumentos de avaliação, de forma a promover práticas pedagógicas que contribuam para o sucesso escolar e o gosto dos discentes pela aprendizagem.
Tratou-se de 3 dias intensos de trabalho, muito bem organizados pelo IAVE e pelo PNL, que se traduziram em verdadeiras aprendizagens para todos os participantes, que procurarão partilhar o conhecimento adquirido nos seus agrupamentos e grupos disciplinares.
Foi um verdadeiro privilégio fazer parte destas Jornadas da Leitura!