segunda-feira, 9 de maio de 2022

Cyber crime, Segurança na internet, abusos e perigos das redes sociais

Iniciativa conjunta da disciplina de TIC, serviços de psicologia e orientação e Educação Social.

Durante a Pandemia e o Confinamento, a exposição dos alunos à internet tornou-se mais frequente, deixando-os mais vulneráveis a riscos que existem para além do ecrã, podendo desencadear os mais diversos perigos digitais.


Interação com estranhos, abusos, exposição da privacidade e até de intimidade são alguns dos perigos que existem e que podem ser denunciados às entidades responsáveis. Neste seguimento, o Projeto de Educação Social decidiu contactar a Polícia Judiciária de Leiria, para uma sessão de sensibilização sobre esta temática, pois é este organismo que recebe diariamente e trata de denúncias sobre o cyber crime.

Assim, no âmbito do Projeto de Educação Social, em colaboração com o Serviço de Psicologia, foram realizadas sessões na Biblioteca Escolar sobre o tema “Sensibilização/formação cyber crime, SeguraNet, abusos, perigos das redes sociais…”, dinamizadas pela Polícia Judiciária do Comando Distrital de Leiria para com os alunos do 7º e 8º anos, no passado dia 19 de abril de 2022.              

Nestas sessões de 90 minutos, os alunos puderam ouvir de forma transparente e clara como funcionam os crimes e os perigos que existem para além do ecrã do computador, permitindo-os ainda esclarecer as dúvidas que tinham já previamente e outras que foram surgindo ao logo da sessão. Estas sessões são de extrema importância para os alunos na idade da adolescência, para que se possa prevenir os perigos existentes com as novas tecnologias.

Licína Major
Educadora Social