domingo, 19 de fevereiro de 2023

Visita de Estudo a Leiria

A preparação da visita de estudo a realizar com os alunos do 9.º ano, a Leiria, foi uma tarefa que nos absorveu a todos, não pelo seu gigantismo mas pelo que ela nos proporcionaria. E o dia agendado finalmente chegou - 15 de fevereiro. Havia alguma ansiedade não só pela parte das professoras, pois tínhamos de articular a visita ao Escape Room, ao Castelo e ao MIMO - Museu da Imagem em Movimento, mas também dos alunos, pois era um dia em que iam sair da escola mas tendo sempre presente a sua função: aprender! O São Pedro presenteou-nos com um dia solarengo e sem frio, tornando a nossa visita muito mais agradável.

Chegados a Leiria, houve que separar os três grupospara, em simultâneo, estarem todos ocupados e integrados nos diferentes espaços. Assim, um primeiro grupo foi para o Escape Room explorar as três salas disponíveis, ligadas à cultura inglesa – Sherlock Holmes, Harry Potter e Cave. Durante 1 hora entretiveram-senum jogo interativo, atarefadosem encontrar objetos escondidos, descobrir pistas, resolver enigmas...

Um segundo grupo seguiu para o MIMO onde observaram objetos que contam a evolução do cinema e da fotografia, num cenário de luz, sombra, cor... mas também puderam usufruir da Sala "Fascínio do Olhar", um espaço interativo onde podem mexer nos objetos associados às primeiras imagens em movimento. Nesta sala os conhecimentos da Física e da Matemáticaajudam a perceber os "espelhos e respetivos reflexos” e sistemas das imagens em movimento.

Finalmente no Castelo, os alunos participaram na atividade "À Descoberta do Castelo". E aqui merece destaque uma quadra de há muitos anos que me ficou na memória:

Meu castelo de Leiria

Padrão de gesta imortal

Com que Afonso escrevia

A história de Portugal.

Depois de uma introdução sobre a história e importância do Castelo de Leiria, cada grupo recebeu um saco com um mapa, uma lupa, uma bússola e um guião com os números e a descrição dos lugares e desafios a cumprir. E partiram à descoberta do Castelo, dos vestígios arqueológicos...

No Castelo fomos recebidos pela Ana Santos, da Divisão de Museus e Património Cultural, que ficou encantada por nos receber, pois também, em tempos, fora aluna da nossa escola. Foi engraçado ela perguntar por professores, funcionários, espaços do tempo dela.

Os grupos foram-se revezando ao longo do dia.

Antes de finalizar, quero referir algo que gostamos imenso de ver, pelo tempo de  almoço, pois optamos por ficar na zona do Castelo e os alunos de várias turmas juntaram-se e jogaram ao "Jogo da Estátua". Foi um momento lúdico muito salutar, pois optaram por não estar com os olhos vidrados no telemóvel. Muito bom!

No regresso à escola, e apesar do cansaço e de alguns constrangimentos, estávamos felizes pois tinha sido uma visita de estudo com os objetivos plenamente cumpridos. Foi a descoberta e a aprendizagem de um património próximo de nós, que os alunos aproveitaram  para aprender com entusiasmo e sem sentirem a falta da "ida ao shopping".

Um obrigada à Célia Pereira que foi incansável a levar e a trazer os alunos dos diferentes espaços e, claro, também à Isabel Gomes, Sílvia Fernandes e ao João Sousa. 

Assim, uma outra quadra de tempos de antanho vêm-me à memória:

A cidade de Leiria

É tal o condão que tem

Que quem a vê por um dia

Fica preso mais de cem.

 

Telma Gonçalves