sábado, 23 de abril de 2022

25 de abril comemorado com música e poesia no AECO


Na próxima 2.ª feira, a Revolução do 25 de abril faz 48 anos e, por estar a caminho do cinquentenário, já se preparam as comemorações com toda a pompa. Todos os anos esta data é celebrada na política, com discursos e homenagens – sobretudo na Assembleia da República –, e militarmente, com desfiles de tropas.

No dia 20 de abril celebramos esta revolução, cantando algumas das canções censuradas durante o governo salazarista, nomeadamente o "Venham Mais Cinco", "Maria Faia", "A Formiga no Carreiro" e "Uma gaivota", do intemporal cantor Zeca Afonso, que não se resignou ao silêncio e cantou em sentido literal e figurado. Ainda foi cantado o "Depois do Adeus", a senha do início da Revolução, com nível mais restrito porque emitida na rádio Emissores Associados de Lisboa. A viagem musical terminou com "Grândola Vila Morena", que hoje é considerado o hino da Revolução de Abril.

Pelo meio, foram ouvidos dois poemas de Abril: um da Sofia de Mello Breyner Andresen e outro de Manuel Alegre.

Este mini sarau contribuiu certamente para que os alunos do AECO conheçam um pouco mais da nossa História e da nossa Cultura.

                                                           O Departamento de Ciências Sociais e Humanas