terça-feira, 18 de abril de 2023

Visita de Estudo dos alunos do 9.º ano ao Palácio de São Bento e à Central Tejo

No dia 27 de março, os alunos do 9.º ano rumaram a Lisboa para, visitar o Palácio de São Bento sede da Assembleia da República (onde está instalado o Parlamento português) e a Central Tejo, anteriormente denominada Museu da Eletricidade, agora polo museológico do MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. 

No palácio de São Bento fomos recebidos na Sala das Cadeiras e daí passámos à antiga sala do Refeitório dos Monges de São Bento, um espaço revestido com um conjunto de painéis de azulejo lindíssimos onde a guia fez um breve périplo da história do palácio, originalmente um mosteiro – o Mosteiro de São Bento da Saúde,  cuja construção se terá iniciado em 1598. Posteriormente, veio a servir como refúgio para os condenados do Santo Ofício, alojou regimentos militares aquando da invasão das tropas francesas, na primeira década do século XIX, foi Sede Patriarcal e Sede do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, até que em 1833, D. Pedro instala aqui o Palácio das Cortes; isto é, a maioridade deste espaço arquitetónico é atingida quando assume a função de Parlamento, local onde se apresentam, se discutem e se definem os destinos da nação. 

A visita prosseguiu com a passagem pelos longos corredores e espaços decorados com inúmeros painéis históricos que todos conhecemos um pouco, dos nossos manuais de História e pela televisão, como a Escadaria Nobre com o seu lustre gigantesco, a Sala do Senado, o Salão Nobre, a Sala dos Passos Perdidos e, finalmente o momento alto, a Sala das Sessões.

O almoço decorreu em Belém, junto ao rio Tejo, onde os alunos se divertiram com as vistas duma paisagem deveras entusiasmante e diversificada e à tarde seguimos para a Central Tejo, a antiga Central Termoelétrica que iluminou a região de Lisboa durante quarenta anos e que se mantém com um edifício lindíssimo, construído em ferro e tijolo, símbolos do material da industrialização. No seu interior fizemos apenas o Circuito Central Elétrica, onde o passado está muito bem representado, apesar do espaço também fazer alusão ao presente e futuro da produção de energia. Tivemos ainda oportunidade de compreender melhor alguns princípios de eletricidade e eletromagnetismo, subjacentes à produção de energia, através da demonstração de experiências realizadas pelo guia.

Regressámos a casa com a sensação de objetivos cumpridos por aprendermos mais um pouco da nossa história e cultura e compreendermos melhor diferentes formas de produção de energia elétrica. 

Professoras Telma Gonçalves e Carla Bernardino