quarta-feira, 26 de abril de 2023

Parlamento dos Jovens | “Saúde Mental dos Jovens, Que Desafios, Que Respostas?”

 

Concluiu-se no mês de Março, mais uma participação da nossa escola no projeto – “Parlamento dos Jovens” - proposto pela Assembleia da República, este ano subordinado ao tema:

“Saúde Mental dos Jovens, Que Desafios, Que Respostas?”

A abordagem ao tema - “Saúde Mental” - foi realizada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em todas as turmas do 9.º ano, através de sessões dinamizadas pela psicóloga da Câmara Municipal de Ourém, incluindo suporte material oriundo da Assembleia da República, da Ordem dos Psicólogos, entre outros, que possibilitou o trabalho com os alunos ao nível da informação, contextualização e debate sobre o tema. Destas atividades resultaram a apresentação de três listas (com 10 alunos por lista), candidatas ao projeto e a submeterem-se a eleições.

Depois da campanha eleitoral e da votação nas listas concorrentes, seguiu-se a votação que elegeu 22 deputados na sessão-escola (pelo método de Hondt), com o objetivo de concretizar uma proposta única e de eleger 3 deputados para representarem a escola na sessão distrital a realizar em Santarém.

Nome dos deputados eleitos à Sessão Distrital/Regional

Efetivo

Salomé Faria

Efetivo

Joana Baptista

Suplente

Inês Silveira

Após o debate e votação, elaborou-se a seguinte proposta que foi defendida pelos deputados eleitos:

“Consideramos que a saúde mental é um problema grave, da população jovem como mostram os estudos e a perceção que temos, confrontados com o bullying, ansiedade, medos, ataques de pânico, que afetam o desempenho funcional, provocando transtornos e doenças graves. Acresce que vivemos num mundo de incertezas, agravado por dois anos de pandemia, que dificultou uma normal socialização. Sendo a escola um espaço de aprendizagens, socialização e cidadania, parece-nos fundamental criar vontades e proporcionar instrumentos que possibilitem o combate a todas as formas de exclusão, angústia e sofrimento que a falta de saúde mental acarreta”. 

Medidas propostas:

1

Aumentar o número de psicólogos no sistema de ensino.

2

Sensibilizar, através de debates e sessões de esclarecimento o problema da saúde mental.

3

Desenvolver na escola atividades inclusivas que combatam o preconceito em relação à saúde mental.

Na sessão distrital, esta proposta obteve na primeira sessão de trabalho, debate e eleição global, o 3.º lugar ex-aequo com o 2º lugar, com 27% dos votos, num total de 19 escolas do distrito de Santarém.

Na sessão de trabalho da tarde, debate e votação na especialidade, a nossa deputada Salomé Faria, foi a porta-voz do grupo de trabalho e teve como resultado a inscrição das nossas três propostas (melhoradas) no documento final do distrito de Santarém à sessão nacional em Lisboa. Pelo que se pode concluir que a participação da nossa escola no projeto, foi extremamente positiva, pela dinâmica criada e pelos resultados obtidos.

Ressalvo as mais-valias da participação neste Projeto “Saúde Mental, Que Desafios, Que Respostas”: a participação de cerca de 40 alunos no projeto; o planeamento com a Direção da Escola, que permitiu todas as turmas do 9.º ano, trabalharem um tema prioritário; a parceria com a Câmara Municipal de Ourém que permitiu a participação (1 sessão por turma) por parte da psicóloga da Câmara; a participação do deputado da Assembleia da República, Filipe Soares, que veio enriquecer o debate, falando sobre o tema e respondendo a perguntas dos alunos; a participação dos alunos num projeto de enorme importância e alcance, pela prioridade que encerra ao nível da sensibilização e inclusão e que aprofunda a cidadania e a participação democrática.

Como coordenador do projeto, cumpre-me dar os Parabéns a todos os que contribuíram para o êxito da participação da nossa escola.

O coordenador: Telmo Mendes