terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Uma história para contar e meditar do "Natal Verde" do Prof. Jorge Paiva

"Dois amigos abastados resolveram fazer, cada um, uma invulgar viagem de aventura. Cada um deles iria viajar num veículo todo-terreno, sem companhia, sem rádio, sem telemóveis nem GPS, carregados de combustível suplementar, alimentos, água e agasalhos e sem ajudas de ninguém, apenas com muito dinheiro de modo a não terem dificuldades..Um atravessaria o deserto do Sahara, o outro a Amazónia (...).
O primeiro teve muito azar, pois numa zona do deserto, completamente desabitada (...), plena de dunas altas e dinâmicas, apanhou uma violenta tempestade de areia, que soterrou o veículo, de tal modo que ficou impossível de se mover. Para conseguir comer e beber teve muito trabalho em escavar com as mãos a areia. Grande parte da água e alimentos deteriorou-se. Nunca lhe apareceu auxílio, acabou por morrer, sem comida, nem água, mas muito rico, pois tinha ainda muito dinheiro disponível.
O outro, ao atravessar o rio Mavaca, na Serra de Unturán (Amazónia venezuelana), a corrente forte arrastou o veículo (nunca mais o viu), tendo-se salvo a nado. Passados meses, foi encontrado por índios, muito doente, tendo sobrevivido, sem dinheiro, mas à custa dos produtos vegetais que colhia na floresta (frutos, rizomas, flores e folhas) e dos animais (aves, pequenos roedores e peixes) que conseguia apanhar e da água dos rios e da cura através das plantas medicinais com que os índios o trataram."
Excerto da coleção de postais de Natal do Professor Jorge Paiva, com fotografias e conhecimentos selecionados das expedições deste biólogo e incansável ativista na defesa da biodiversidade e do meio ambiente, reunida no livro Natal Verde - 30 anos de postais de Jorge Paiva 1990-2019 (organizado pelo CCV de Coimbra, numa parceria com a ordem dos Biólogos e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra), oferecido pelo próprio à Biblioteca, aquando da sua visita à escola sede do Agrupamento, a 21 de novembro, para que também possa constituir uma ferramenta pedagógica, para aprender e ensinar.

prof. Ana Margarida Rodrigues