terça-feira, 26 de março de 2024

Miúdos a Votos no Centro Escolar da Caridade

Os alunos do 1.º Ciclo do CEM participaram, de forma muito ativa, no Projeto “Miúdos a Votos-Quais os livros mais fixes?”, promovido pela revista Visão Júnior em colaboração, com o PNL. A maioria dos alunos, dos 3.º e 4.º anos, participou na 1.ª fase do concurso, preenchendo o formulário onde propuseram a candidato o seu livro preferido. Foi com enorme entusiasmo que verificaram que alguns dos livros por si propostos constavam na lista dos 20 livros candidatos a concurso. Os livros candidatos foram dados a conhecer a todas as turmas e disponibilizada a maioria dos exemplares, uns existentes nas BE e outros emprestados pelos docentes. Após a reflexão e tomada de decisões, as turmas organizaram a campanha eleitoral de forma muito empenhada e diversificada.

Na última semana da campanha o entusiasmo foi evidente, os vários grupos divulgaram, e defenderam o seu livro preferido apelando ao voto através de cartazes, marcadores de livros, arruadas e dramatização das histórias: “O lápis Mágico da Malala”, de Malala Yousafzai e, “O Cuquedo” de Clara Cunha.

Os alunos tiveram também oportunidade de visualizar o filme “DEMOCRACIA… é no bosque” (do Salta Letrinhas); refletir de forma colaborativa; descobrir como funciona a democracia e, apropriar-se dos conceitos inerentes a um processo eleitoral.

No dia das eleições, (11 de março), a BE foi palco de uma verdadeira e comprometida cidadania, os pequenos cidadãos participaram com entusiamo!... Abstenções!? Só os poucos que faltaram à escola neste dia!

Neste Centro Escolar, 16 livros, dos 20candidatos obtiveram votação, sendo que os mais votados foram: 1.º- “O lápis Mágico da Malala”, de Malala Yousafzai; 2.º- “O Cuquedo” de Clara Cunha; 3.º- “A girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa.

Parabéns a todos os alunos/leitores pelo envolvimento, empenho e responsabilidade que dedicaram a todo este processo de aprendizagens ativas!