terça-feira, 26 de março de 2024

Visita de estudo do 8.º ano ao Convento de Cristo e ao Carsoscópio

No passado 15 de março todas as turmas do 8.º ano fizeram uma visita de estudo ao Convento de Cristo, em Tomar e ao Centro Ciência Viva Carsoscópio, em Alcanena, no âmbito das disciplinas de História, Físico-Química, Geografia e Ciências Naturais. 

Ao percorrermos os corredores, claustros, igreja e diferentes salas e espaços labirínticos do Convento de Cristo, entrámos pela História de Portugal adentro. Construído entre os séculos XII e XVIII, no interior das muralhas do Castelo de Tomar, este monumento, classificado como património da Humanidade pela UNESCO em 1983, foi sede da Ordem militar dos Cavaleiros do Templo, os Templários, monges guerreiros da fé cristã que apoiaram a reconquista e a consolidação da independência de Portugal no século XII.

Foi também com a influência desta Ordem, renomeada no século XIV como Ordem de Cristo, que toda a estratégia da expansão ultramarina foi delineada; por isso no tempo do rei D. Manuel, no século XV, o convento é engrandecido com esculturas, pinturas e talha dourada, características do estilo manuelino para celebrar as glórias dos descobrimentos. Mais tarde, no século XVI, D. João III, mandou ali edificar o claustro maior, ao estilo renascentista, com o intuito de dotar o edifício e o modo de vida dos monges de maior sobriedade e simplicidade. Por entre estes factos históricos e sobreposição de estilos arquitetónicos, (do românico-bizantino, ao gótico, manuelino, renascentista e maneirista), ainda ressoam nas paredes do convento lendas em torno dos monges da Ordem e dos reis que nelas deixaram o seu cunho.

                

No Centro Ciência viva do Alviela, o Carsoscópio, compreendemos melhor a importância de preservar o nosso património natural, nomeadamente aquele que nos assegura reservas de água potável que suportam o ecossistema do qual fazemos parte, como é o caso da nascente do Alviela. Também aqui viajámos no tempo, para compreender que todo o maciço calcário (Carso), onde a nascente se localiza, esteve outrora submerso pelo oceano. Hoje em dia, a água da chuva, acidulada pelo dióxido de carbono atmosférico, continua a descobrir passagens por entre o calcário, que ora se dissolve, ora precipita em belíssimas estalactites e estalagmites nas grutas que abrigam várias espécies de morcegos, que muito  nos ensinam sobre o sistema SONAR.

Por entre estas fontes e nascentes de conhecimento, também houve convívio, passeio e jogo de futebol, na praia fluvial de Olhos d´Água, onde o Carsoscopio se situa e nos convida sempre a voltar no Verão. 

                                       Ana M. Rodrigues